04 de Dezembro – Dia Mundial da Propaganda

Propaganda é um método comunicativo divulgado pelos meios com a intenção de persuadir determinado público, seja com finalidade comercial, ideológica ou política. A propaganda pode usar de atributos de convencimento para influenciar essa audiência, por meio de emoções, atitudes, opiniões, ações, discursos, culturas, gostos e preferências.

No Brasil a forma mais popular e mais usada de propaganda é a de intuito comercial, mas que não é chamada de propaganda, e sim de publicidade. Embora pareçam sinônimos, cada um tem uma forma de segmentação e funções diferentes.

Origem da data

A data 04 de Dezembro foi escolhida para celebrar o dia Mundial da Propaganda em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, que aconteceu em 4 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina. Porém, só em 1970 o reconhecimento do dia tornou-se verídico.

A profissão e a importância da propaganda

A propaganda é uma ferramentas essencial para o alavancar de negócios na atualidade, principalmente com o surgimento e consagração das mídias digitais, pois esta, consegue se adequar a qualquer meio para a propagação do marketing de uma empresa, seja ela comercial, de bens ou de serviços. Não obstante, é por meio da propaganda que estimula-se a competição entre empresas, valor este importante à economia que está sempre tentando reinventar-se.

Os profissionais que trabalham nesta área exploram acima de tudo da criatividade e inovação, que fazem o diferencial de uma marca e assim conquistam o público almejado persuadindo a tornar-se um então consumidor.

Comentários
Carregando...