09 de Outubro: Dia Nacional do Atletismo

O Atletismo configura-se como a prática esportiva mais antiga de que se tem história. As modalidades hoje conhecidas como parte do atletismo são os movimentos mais primitivos e comuns às pessoas desde a antiguidade. Mais tarde, esses movimentos originariam as atividades esportivas, e a esse conjunto dar-se o nome de Atletismo. Atualmente o atletismo é mais conhecido e divulgado por conta das Olimpíadas sediadas em países, com execuções de provas e premiações. As provas do atletismo podem ser realizadas tanto em estádios, como em montanhas e até na rua.

Histórico

A história do surgimento do atletismo vem desde a Grécia Antiga, cerca de 776 a.C. As modalidades em forma de esporte começaram na cidade de Olímpia, por isso, o nome Olimpíadas, pois foi lá que o atletismo se consagrou como esporte originando o evento mundialmente conhecido até os dias atuais.

Modalidades e Regras

Com o passar dos tempos, o atletismo foi se moldando e aderindo às novas modalidades e extinguindo algumas outras. O formato, regras e provas oficiais que conhecemos hoje, vem desde o século XIX na Inglaterra. Para cada uma destas provas há cerca de 20 derivações, ou seja, de modalidades totais.

Provas Oficiais
  • Corridas: rasas, com barreiras, com obstáculos

As corridas podem variar entre curta distância ou tiro rápido. Quanto à distância varia entre 100 metros e 3000 metros. O atleta não pode partir antes do tiro que da início à corrida, se isso acontecer, ele é eliminado

  • Marcha atlética

A marcha atlética varia entre 20.000 metros ou 50.000 metros. Sendo a modalidade de 50.000 apenas para o gênero masculino. A regra é a de que os atletas devem correr tirando o pé “parcialmente” do chão, por isso, o jeito singular de correr.

  • Revezamentos

As provas de revezamento são corridas com 4 atletas revezando um bastão até o último atleta chegar ao final do trajeto, sendo a equipe mais rápida, a vencedora. As distâncias variam entre 4×100 metros e 4×400 metros e ambas valem para os dois sexos.

  • Saltos

A prova de salto é realizada como salto vertical ou salto horizontal. A modalidade de salto vertical é executada com o auxílio de uma vara, o atleta corre 20 metros e vence a prova quem conseguir saltar na maior altura, sem derrubar a barra limite chamada de sarrafo.

Já as provas de salto horizontais são àquelas em que o atleta corre até determinada marca e salta. Vence àquele que saltar em maior distância, existindo ainda nas modalidades de salto de comprimento e salto triplo.

  • Arremesso e Lançamentos

Neste tipo de prova há as modalidades de lançamento de peso, martelo, disco ou dardo. No arremesso de peso é utilizada uma esfera que pesa cerca de 7,3 kg para a modalidade masculina e 4 kg para a modalidade feminina, regras estas que também se aplicam ao martelo. Vence o atleta que arremessar o objeto o mais longe possível com apenas uma das mãos. Quanto aos discos os valores são de 2kg para homens e 1 kg para mulheres. Já os dardos, 800g para homens e 600g para mulheres.

  • Combinada

Combinada como sugere o nome são provas em que são combinadas várias modalidades para uma equipe de atletas. Compreende corridas com e sem barreiras, saltos e arremessos. Vence a equipe que somar mais pontos em cada prova.

Atletismo no Brasil 

No Brasil, o atletismo só se consagrou a partir do século XX, mais precisamente em 1952 com Adhemar Ferreira da Silva conquistando a primeira medalha de ouro no salto triplo. As competições no Brasil são organizadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Outros grandes feitos no atletismo para o Brasil que foram alcançados nas olimpíadas:

Joaquim Cruz foi o primeiro atleta a vencer a prova dos 800 metros em Los Angeles em 1984. E o segundo atleta brasileiro a ser campeão olímpico.

Maurren Maggi após suspensão por por doping, superou-se e conquistou a medalha de ouro no salto a distância em Pequim 2008, emocionando todo o país.

O atletismo, assim como outros esportes, são peças chaves na construção de países desenvolvidos. O esporte não só ajuda na saúde física e mental, como também, traz valores como foco, perseverança, competitividade saudável, entre outros. Além claro, de ser ferramenta para inclusão de deficientes que tem mostrado cada vez mais a capacidade em se tornarem atletas tão bons quanto os demais.

Comentários
Carregando...