2º CICLO DA BIOMETRIA É OBRIGATÓRIO EM ITABUNA

Em 2018, as eleições em Itabuna como em algumas outras cidades da Bahia ocorreram de forma híbrida, ou seja, por meio da assinatura – método convencional –, e por meio da biometria. As duas opções existiam para que o eleitor que não fez a então biometria, pudesse participar, pois até então, não era obrigatório a adesão à nova metodologia, o que mudou neste segundo ciclo.

Desde 05 de novembro de 2018 já foi iniciado o recadastramento biométrico para a próxima eleição, que acontecerá até o dia 22 de fevereiro de 2019. Caso o eleitor não compareça neste período, ficará impedido de votar na próxima eleição, podendo até perder o título.

Pouco mais de 1 mês

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia – TRE -BA, mais de 90 mil eleitores são esperados para fazer o recadastramento biométrico em Itabuna neste segundo ciclo. Faltando pouca mais de um mês para o fim do prazo, menos de 50% desta quantidade ainda não compareceu aos postos.

Perda do prazo

O não comparecimento ao prazo estabelecido acarretará no possível cancelamento do título, o que implica dizer que o eleitor não só ficará impedido de votar, como terá que arcar com as penalidades desta falta nas eleições, tais quais: não tirar passaporte, não se inscrever em alguns concursos, não poderá se matricular em algumas instituições, e nem votar em outras eleições.

Em Itabuna, o recadastramento acontece no cartório eleitoral que fica localizado na Av. Francisco Ribeiro Júnior, 130, Centro. O atendimento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h. São disponibilizadas em torno de 200 senhas por dia.

Para mais detalhes sobre documentação exigida e agendamento, compareça ao cartório eleitoral, ou acesse o site do TRE por meio do link http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/agendamento-biometria/agendamento.

Fonte: https://charlianesousa.com.br/2o-ciclo-da-biometria-e-obrigatorio-em-itabuna/.

Comentários
Carregando...