A Contribuição Nordestina ao Brasil

Hoje, dia 08 de Outubro é comemorado o dia do Nordestino. E em meio aos “oxente”, “vice”, “arretado”, existe um povo com uma história e contribuições que vão além do descobrimento do país.

Turismo    

Uma das grandes características do Nordeste é o turismo na natureza, que é bastante rica em todas as regiões, climas e vegetações. A costa do Nordeste tem praias paradisíacas que se destacam não somente pela beleza, mas também, pela singularidade de animais e do clima pitoresco. Poderia enumerar algumas, mas seriam tantas, que poderia deixar de mencionar alguma de relevância. Aqui na nossa região, temos as famosas praias de Itacaré que todos os anos costumam atrair turistas de todo o Brasil e exterior. Além de praias, temos lindas cachoeiras, e já voltando a mencionar a Bahia, há as paisagens inigualáveis da Chapada Diamantina, que podem resumir um pouco da grandiosidade de belezas naturais do nordeste.

Gastronomia

A gastronomia também é bastante peculiar. Por ser uma região costeira de muitas praias, a culinária investe bastante no consumo de mariscos e nos pratos derivados. Há também consumo de carne bovina e de receitas bem diferentes como o sarapatel.  Outra grande iguaria é o acarajé e o dendê que caracterizam bastante a culinária da Bahia.

Economia

Composta por seus nove estados, a  economia da Região Nordeste do Brasil foi a base histórica do começo da economia do Brasil, visto que atividades provenientes do pau-brasil e da cana-de-açúcar predominavam no início da descoberta do país e especificamente nesta região. O Nordeste foi a região mais rica do país até a metade do século XVIII. E hoje é a terceira maior economia do Brasil entre as grandes regiões, principalmente com o crescente investimento nas atividades como agropecuária, turismo e crescimento de pequenas empresas e microempreendedores. A região de fato tem muito a oferecer e tudo isso se deve ao empenho e dedicação de um povo que se autodenomina “arretado”, – que em uma descrição feita pelo dicionário informal significa valente – perseverante, esse é o Nordestino.

 

Comentários
Carregando...