A importância de um Líder na Empresa

O que seria de uma equipe sem um mentor? As escolas tem professores, os atletas tem treinadores, as cozinhas tem os chefs e as empresas tem um líder. Para toda e qualquer equipe é necessário que haja uma mente pensante para manter a ordem e designar as funções, preparar, organizar, estabilizar as adversidades, para então, alcançar os resultados. É claro que cada função é de suma importância em uma equipe, e o que faz com que o todo dê certo. Mas o fato é que, se não existe alguém preparado para unir essas peças, como a equipe estará conectada? Eis que surge o líder na qual tem como função fundamental presidir as demandas.

O que é ser um Líder?

Um líder não necessariamente tem a ver com ser o chefe, o dono do negócio, o proprietário, o empreendedor, mas a mente pensante por trás de todas essas funções ou de qualquer outra dentro da empresa. Ser líder tem mais a ver com atitude e comportamento do que com poder hierárquico. É saber quando agir diante de uma desventura, é organizar e planejar uma equipe a impulsionando para um melhor desempenho diário, é ter voz ativa – que não significa falar alto para ter respeito ou ser ouvido, mas de ser entendido desde o silêncio. É exigir respeito, mas também respeitar, e entender a importância de cada função, de cada peça e parte dentro da equipe para o bom desempenho do grupo. É ter disposição física e principalmente mental para lidar com a rotina maçante e transformar o ambiente de trabalho no local mais dinâmico e menos estressante o possível entendendo que isso irá reverberar na qualidade final do produto.

Como ser um líder?

Existem várias vertentes de como se tornar um líder. Algumas pessoas tem o dom nato de liderar, a perspicácia e a vontade. Para além disso, há vários tipos de preparação em diversos segmentos de atuação em empresas, seja no âmbito profissional ou no pessoal, pois além de ter um preparo de liderança para a profissão, você precisa ser um líder na sua vida em todos os aspectos, o que significa estar em harmonia com os outros campos da vida que irão repercutir também no profissional.

Há diversos livros muito bons que estudam a psique por trás de uma mente líder e há também, os Coaching’s que de modo geral, vendem a ideia de transformar pessoas em líderes, a pensar como líderes e agirem como tal.

Em suma, é importante destacar que não é da noite para o dia que você pode se tornar um líder. Se você não é do tipo que tem o dom da liderança, mas tem força de vontade para se tornar um, vale ressaltar algumas qualidades que são imprescindíveis em um bom líder: Agilidade, Voz ativa, Empatia, Resiliência, Autonomia e sem sombra de dúvidas, ser uma pessoa bem humorada e bem relacionada, pois como estará assumindo o comando de uma equipe, é fundamental que se relacione bem com todos os membros e tenha um bom humor para contagiar sua equipe e dar ânimo. E acredite, esse é um papel difícil e precioso em um ambiente de trabalho.

O sucesso na empresa

A palavra chave é planejamento. É importante mencionar que um líder além de assumir uma equipe, assumirá também as responsabilidades de cada função ali representada, e como fazer com que tudo caminhe bem e as partes se encaixem para garantir um bom desempenho? Planejando. Planejar tudo e ter sempre um “plano b”, pois, as adversidades existirão por mais bem preparada e executada que seja a ideia.

É relevante entender e traçar os objetivos a curto e longo prazo, o público-alvo da empresa, o cenário atual do mercado na sua região, as metodologias de inovação para alavancar a evolução dos ganhos. Todas essas funcionalidades são importantes para que o líder saiba conduzir cada representante da equipe e claro, a equipe em seu todo, e isso só se tornará possível com uma boa compreensão de cada proposta para a criação de planos. Independente de qual seja sua metodologia, para ser um bom líder é necessário que acredite em si e no seu potencial de liderança, de autoconfiança. Confie no seu planejamento e invista nisso que o retorno será certo.

Comentários
Carregando...