Ação sensibiliza profissionais sobre a utilização de alimentos orgânicos na merenda escolar

A iniciativa integra o projeto “Crescer no Campo”, desenvolvido pelo Sebrae em Ilhéus e entidades parceiras

Ilhéus – O Sebrae em parceria com a Rede de Agroecologia Povos da Mata e a Secretaria de Educação de Ilhéus realizou, na semana passada, uma ação de sensibilização com as merendeiras da Rede Municipal de Ensino sobre a importância do uso de alimentos orgânicos na merenda escolar. A proposta integra o projeto “Crescer no Campo” do Sebrae em Ilhéus, com o objetivo de promover o melhor aproveitamento e a utilização de alimentos que foram cultivados de forma sustentável.

Durante dois dias (30 e 31/07), 118 merendeiras das escolas públicas municipais de Ilhéus estiveram reunidas num encontro de formação e capacitação, quando realizaram visitas às propriedades com certificação orgânica e conheceram todo o processo para certificar os alimentos produzidos nessas localidades. As profissionais foram ainda orientadas que a produção orgânica leva em conta o consumo justo e solidário, a relação entre as pessoas e com o meio ambiente, que resulta no desenvolvimento sustentável.

De acordo com a gestora do projeto pelo Sebrae, Ana Carolina Menezes, a ação parte da importância de sensibilizar as merendeiras para o uso de alimentos seguros e saudáveis para os estudantes. A ideia é que o município de Ilhéus possa contemplar, através de Chamada Pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no próximo ano, a utilização de produtos orgânicos que são cultivados em propriedades certificadas da região, na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.

Fabíola Ribeiro Rocha, que integra a comissão técnica da Rede Povos da Mata, explicou que o projeto de incentivo à utilização dos orgânicos na merenda escolar já vem sendo trabalhado há quatro meses. Para os meses de outubro e novembro, estão previstos outros dois módulos, no sentido de capacitar essas profissionais sobre a manipulação dos alimentos agroecológicos. “Ainda serão trabalhadas receitas e como tirar proveito dos produtos orgânicos, já que não estão no cardápio da merenda escolar”.

A nova Lei da Alimentação Escolar do PNAE definiu que nas compras da agricultura familiar devem ser priorizados os produtos orgânicos. Atualmente, a Lei de nº 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE para a alimentação escolar sejam aplicados na compra de produtos da agricultura familiar. O recurso deve ser investido também na compra de produtos do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 / 4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Comentários
Carregando...