Após perfis serem invadidos, Instagram anuncia medidas de segurança
O Instagram anunciou esta semana três medidas para combater invasões e principalmente perfis falsos na rede social. O anúncio das novidades ocorre duas semanas após o Instagram dizer que estava investigando uma onda de ataques que roubou diversas contas, trocando os e-mails cadastrados para endereços russos.
A principal medida de segurança para todos os usuários do Instagram é a possibilidade de usar a autenticação de dois fatores com aplicativos para gerar os códigos. Hoje, a autenticação de dois fatores do Instagram (que pode ser acessada em “Configurações” > “Autenticação de dois fatores”) ocorre unicamente por torpedo SMS.
Diversos ataques vêm sendo registrados envolvendo o roubo de números telefônicos: um deles atingiu o site Reddit e outro levou um investidor de criptomoedas a mover uma ação milionária contra a operadora de telefonia AT&T.
As outras duas medidas do Instagram têm por objetivo aumentar a confiabilidade do conteúdo na rede. Uma delas vai impactar perfis que atraem “grandes audiências”: esses perfis vão trazer um botão para que usuários tenham mais informações sobre a conta — informações que hoje não são exibidas pelo Instagram, como a data em que ela foi criada, nomes de usuários anteriores (para indicar contas que “mudaram de identidade”) e “seguidores em comum”.
Essas informações, segundo o Instagram, por objetivo dificultar a criação de contas impostoras (clonadas). O Instagram não deixou claro, porém, o que constitui uma conta de “grande audiência”.
No mesmo sentido, o Instagram também anunciou que vai expandir o programa de contas verificadas, de modo que mais usuários possam conseguir o selo de verificação. Para isso, será preciso enviar um documento de identificação. O processo também poderá iniciado de dentro do próprio aplicativo.
Fonte: G1