Black Friday: Origem da data e Significado

Por se tratar de uma expressão em inglês, o termo é buscado com variações bastante curiosas. Saiba a origem da data e o significado do termo.

A Black Friday é pesquisada na internet pelos brasileiros de diferentes formas. Por se tratar de uma expressão em inglês, o termo é buscado com variações bastante curiosas. No Google, entre as grafias mais buscadas aparecem “Blak flayd”, “Blek flayd” “Break friday”.

Entre as 20 principais tendências de pesquisas no Google Brasil, o termo “Black Friday” aparecia na 4ª posição. Em 10º, estava a expressão “Blak Flayd 2018”; em 14º, “Blak Flayd lojas 2018”; e em 17º, “Blek Flayd 2018”.

Qual o significado de Black Friday?

O termo quer dizer literalmente “Sexta-Feira Negra” em inglês. A Black Friday é um dia de descontos organizado pelo varejo. A data foi criada nos Estados Unidos e “importada” por outros países, como o Brasil. No país, o evento existe desde 2010.

Tradicionalmente, ela ocorre no dia seguinte à quinta-feira de Ação de Graças, data religiosa em que os americanos celebram a gratidão pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Na prática, o dia de descontos é realizado na última sexta-feira do mês de novembro.

O termo nem sempre foi usado com bom significado nos Estados Unidos. Segundo a BBC, o termo foi usado pela primeira vez em 1869, quando dois especuladores tentaram tomar o mercado de ouro na Bolsa de Nova York.

O governo precisou intervir elevando a oferta da matéria-prima, os preços caíram e muitos investidores quebraram na data. Foi na Flórida que a Black Friday virou o que ela é hoje. Alguns policiais começaram a chamar a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças dessa forma por conta do trânsito causado pelos consumidores atrás das ofertas.

Conforme o linguista do Benjamin Zimmer disse à BBC, o termo somente saiu da Flórida e ganhou o país em meados dos anos 1990. Mas foi somente em 2001 que a Black Friday tornou-se o principal dia de vendas nos Estados Unidos.

Fonte: G1

Comentários
Carregando...