Como o estudo do seu público te ajudará em uma melhor recepção

Estudos de recepção tem se tornado cada vez mais comuns para uma melhor comunicacao com públicos-alvo.

Em tempos líquidos em que nada se mantém, crescem concorrências e suas ramificações no cenário mundial. Com isso, nem os meios de comunicação, nem as grandes empresas escapam do “que vença o melhor”. A partir de tais verdades, entra o papel da audiência e da relevância dos estudos de recepção nos meios de comunicação da atualidade.

Cidadão x Cliente

Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, em 1992, José Saramago disse que a sociedade está vivenciando o que ele chamaria de morte do cidadão, dando lugar, cada vez mais, ao cliente. O que o escritor quis dizer é que, muitas são as pessoas que não se importam mais com os valores morais e sim no consumo. Em contrapartida, cresce também o número de consumidores que tem se tornado mais exigentes e optado por empresas que investem em capitalismo consciente.

Essas são derivações do capitalismo exacerbado e, para acompanhar tais demandas, os meios de comunicação recorreram ao estudos de recepção para ajudar algumas empresas a traçar seu público alvo e o que eles entendem como prioridade na hora de escolher um produto.

Mas o que é um estudo de recepção? 

Qualquer produto que necessite de consumidores e definição de um público-alvo pede um estudo de recepção. O estudo de recepção, nada mais é, que um conjunto das diferentes e possíveis reações do público em resposta à aprovação ou rejeição de um produto.

Nesse sentido, o estudo é realizado através de abordagens comportamentais que consistem em uma análise do comportamento, tanto psicológico como pedagógico e sociológico, do receptor, ou seja, o consumidor direto.

Na contemporaneidade, um grande exemplo da relevância dos estudos de recepção são as pesquisas realizadas por produtores de série pela internet, com o objetivo de desenvolver o roteiro de acordo com a opinião do público-alvo desses produtos, a fim de obter maior aceitação, e consequentemente, a  audiência que é o retorno.

É muito válida a prática do estudo de recepção na concepção e na identidade de uma marca, não só no que diz respeito à aceitação do produto e consagração da empresa, mas também, na evolução humana ladeado à evolução tecnológica dos tempos pois, na medida em que se traca o público alvo e suas demandas enquanto cidadão e enquanto consumidor, crescem as possibilidades de atender, e quem sabe juntas ambos os públicos em um só, tornando o consumo mais consciente também.

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