COMO SÃO REALIZADAS AS PESQUISAS ELEITORAIS?

É comum observarmos diversas divulgações de pesquisas eleitorais sendo divulgadas meses antes das eleições. As pesquisas geralmente apontam dados que referem-se ao nível de aprovação de cada candidato e das intenções de voto da grande maioria. Mas até que ponto podemos confiar e nos basearmos nessas pesquisas? Como elas são realizadas para obtenção destes dados? O Aqui No Guia preparou uma matéria com algumas informações básicas para que você possa entender essas questões.

 

O QUE SÃO AS PESQUISAS ELEITORAIS E COMO SÃO REALIZADAS?

As pesquisas eleitorais são pesquisas que visam obter informações, estatísticas e dados para formar uma base de preferência de votos de um determinado grupo, e que por vezes, costuma resumir o voto da grande massa. Ou seja, os resultados obtidos a partir dessas análises realizadas por meio de entrevistas presenciais em determinados locais, costumam generalizar dentro de certos limites.

 

  • Margem de erro

Estes “limites” constituem a margem de erro, margem esta que existe, pois a amostra coletada pelas respostas de um grupo de pessoas é sempre menor do que o verdadeiro número das pessoas, no caso, de todos os eleitores brasileiros. Na maioria das vezes, a margem de erro é pequena, cerca de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que não interfere muito no resultado final.

 

  • Como são decididos os locais e as pessoas para realização da pesquisa?

A escolha dos locais para realização das pesquisas é outra questão que costuma gerar dúvidas para os eleitores. Na verdade, para os levantamentos, sejam eles nacionais ou estaduais, são sorteados os municípios que farão parte da pesquisa. Feito isto, são sorteados os bairros e escolhidos cada ponto para aplicação das entrevistas que geralmente são em ambiente com grande circulação de pessoas.

Para seleção dos entrevistados, é tomado como base as cotas proporcionais de sexo e idade, que são de acordo com os dados obtidos juntamente com o IBGE e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por exemplo: Os dados atualizados do TSE mostram que 52,4% dos 146,4 milhões de eleitores brasileiros são mulheres. Portanto, uma amostra de 2.000 eleitores para as entrevistas deverá ter 52,4% de mulheres que corresponde a 1.048 eleitoras, divididas entre idade, classe, escolaridade de acordo com os dados fornecidos pelo IBGE.

 

  • Espontâneas e estimuladas

Quanto ao tipo de pergunta realizada com os selecionados, o entrevistador precisa utilizar de duas metodologias. As perguntas espontâneas e as estimuladas. Na primeira, o entrevistador pergunta em quem a pessoa votará sem mencionar o nome dos candidatos. Já na pergunta estimulada, o entrevistador cita o nome de determinados candidatos e pergunta em qual destes a pessoa votaria. Os dois tipos de pergunta são realizados na mesma entrevista.

 

QUAL A FUNÇÃO DAS PESQUISAS?

As pesquisas são de suma importância, pois é a partir delas que é possível conhecer o pensamento, as pretensões e tendências de voto. Assim, temos um panorama da realidade e popularidade dos candidatos, o que ajuda também os partidos políticos a avaliarem o desempenho das suas campanhas e então alterar a metodologia ou mantê-las para incentivar o eleitor a analisar as chances do candidato pretendido.

As pesquisas são fortes aliados de grupos de mídia e são ferramentas que auxiliam a cobertura jornalística nas eleições, sendo estas, tendenciosas ou não.

Para além do período eleitoral, as pesquisas são realizadas com levantamentos sobre a popularidade de candidatos e governantes durante suas gestões, tais como o índice de aprovação ou rejeição daquele politico, da sua atuação na cidade ou estado.

Independente de qual seja a sua pretensão de voto, sempre é valido ressaltar que pesquise bastante sobre o seu candidato, independente de resultados ou de grupos, o voto é seu e é secreto, vote consciente.

Fontes: DataFolha / BBC Brasil / Politize

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