CUIDADOS COM A SAÚDE NO INVERNO

É chegada a época mais fria do ano, apesar de morarmos em um país com clima tropical, ainda estamos propensos às doenças que se agravam nessa estação. É necessário se atentar pois, muitas delas são transmitidas pelo ar e outras são de natureza até mais grave e requer um tratamento.

Com o clima seco e frio, as doenças mais comuns que tendem a se agravar são a gripe, o resfriado, dor de ouvido, asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite. Nestes casos, os médicos aconselham que é importante o ambiente estar sempre arejado, permitir a entrada de luz solar para que bactérias e vírus não se proliferem, principalmente para quem tem problemas respiratórios.

DIFERENCIAÇÕES

Resfriado – O resfriado e a gripe tem sintomas muito similares, então por vezes são confundidos apesar de serem doenças diferentes. O resfriado tem duração de 4 a 5 dias com sintomas como coriza, febre baixa, espirros e dor de garganta. O tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos.

Gripe – É causada pelo vírus influenza. Além dos sintomas semelhantes aos do resfriado acrescenta-se à lista, dores no corpo, fadiga e febre alta. O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.

Pneumonia – É causada por vírus, bactérias ou fungos que desencadeiam uma infecção aguda dos pulmões. O tratamento é feito com antibióticos.

Alergias – Existem vários tipos de alergias. Elas geralmente causam algum tipo de irritação quando o corpo entra em contato com determinado organismo como poeira, pelos, mofo, animais. Há tratamentos específicos para cada caso, mas alguns antialérgicos costumam resolver boa parte dos sintomas.

Amidalite – É causada por vírus ou bactérias, é uma inflamação das amídalas que causa dor de garganta, febre e até mau-hálito. O tratamento é feito com anti-inflamatórios.

Asma – Inflamação dos pulmões e vias aéreas. Mais comum em crianças, embora também acometa adultos. Os sintomas são tosse e sensação de falta de ar. O tratamento é feito com broncodilatador.

Bronquite – Inflamação dos brônquios causando tosse seca e catarro. O tratamento é feito com analgésicos, descongestionantes nasais e hidratação

Otite – É causada por vírus ou bactérias que infectam a garganta e o ouvido causando dor e febre. O tratamento é feito com antibióticos e analgésicos.

Rinite – Embora seja confundida com a sinusite, a rinite é causada por irritação ou inflamação da mucosa do nariz, é uma das doenças alérgicas mais comuns nesta época. Causa espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz. O tratamento é feito com antialérgicos e vacinas.

Sinusite – É a inflamação dos seios nasais, que são as cavidades em torno do nariz. É causada por alergias ou infecções por vírus e/ou bactérias. Dentre os sintomas há dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos. O tratamento é feito com corticoides, descongestionantes e antibióticos.

PÚBLICOS MAIS AFETADOS

Os públicos mais vulneráveis são os idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes e sedentários. Caso se encaixe em alguma dessas especificações ou em quase todas, os cuidados devem ser redobrados, principalmente no inverno que é quando as doenças podem se agravar. Mesmo àqueles que não pertencem a alguns desses grupos, os cuidados ainda devem ser tomados.

CUIDADOS

Há cuidados gerais que podem ser tomados e servem para evitar a maiorias das doenças desencadeadas no inverno. Lavar sempre as mãos e o nariz é imprescindível. Evitar aglomerações, principalmente em épocas de surto. Manter sempre o ambiente limpo e arejado, livre de poeiras, mofo e outros organismos. Não fumar e sempre manter-se bem alimentado e hidratado. Ter uma boa noite de sono também é aconselhável, além da prática de exercícios físicos.

Uma dica que vale como a melhor forma de precaução para algumas dessas doenças é a vacinação. Em Itabuna, já foram registrado mais de 5 casos de H1N1. É importante que a população se atente ao calendário de vacinações e/ou busque informações com a secretaria de saúde do município.

Fontes: Pfizer / G1

Comentários
Carregando...