Cuidados com a saúde no Verão

Hoje, dia 21 de Dezembro marca o início da estação do verão no hemisfério sul. Com a chegada da temperatura mais quente, a atenção com a saúde deve ser redobrada, pois os riscos de algumas doenças e transmissões aumentam.

Pele

No verão, a pele é o órgão que fica mais sensível por conta da exposição solar, portanto, os cuidados são intensificados nesta época, principalmente em áreas tropicais como o Brasil. O uso do protetor solar é indispensável nesses dias quentes para proteger a pele da radiação do sol. Isso por que o protetor atua contra os raios UV que afetam a pele sempre que exposta ao sol. O uso do protetor deve ser renovado a cada três horas, inclusive no rosto. Além disso, evitar exposição em horários de pico como das 10h às 16h.

Hidratação

É também no verão, que transpiramos mais, e com isso, perdemos liquido no corpo, ficando sujeitos à desidratação que além de tornar mais inapto às atividades diárias, oferece graves riscos à saúde.

A desidratação ocorre porque o calor produzido dentro do corpo é transferido para a superfície da pele por meio do sistema circulatório. Com isso, a dilatação dos vasos aumenta o fluxo de sangue e a eliminação de suor ocorre para equilibrar a temperatura, pendendo com este processo, a água e os sais minerais. Por isso, é tão recomendável nesta época beber bastante água para hidratar o corpo.

Doenças

Em épocas quentes e com o aumento de chuvas, a quantidade de mosquitos transmissores de doenças se intensifica, como é o caso do aedes aegypti transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Entre algumas medidas preventivas para a proliferação do mosquito estão: manter as casas e as ruas limpas, fechar bem os lixos e não deixar água parada – habitat ideal para reprodução do inseto. Além disso, para prevenir a doença também requer que o indivíduo tome a vacina quando houver este tipo de proteção, usar repelente e roupas que cubram parte da pele, instalar mosquiteiros nos quartos e telas nas janelas.

Outras recomendações

  • Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas – e, é claro, um sorvetinho para refrescar.
  • Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líqüido corporal.
  • Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.
  • Uma boa idéia é incluir um chapéu, boné e óculos escuros com proteção.
  • Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes – especialmente cardíacos ou com pressão alta.
  • Faça exercícios pois com o calor, a fadiga aumenta pela perda de líquido.

Seguindo essas precauções com atenção e cautela você terá um verão inteiro para aproveitar e curtir as férias, longe de preocupações.

Comentários
Carregando...