O papel do Meteorologista na sociedade

Quando vamos planejar uma viagem, uma festa, ou até mesmo se precaver de um tempo chuvoso, buscamos informações sobre  clima e tempo e sempre temos previsões prontas em sites com bons apontamentos nos preparando para encarar o próximo dia. Mas já pararam para pensar quem é o responsável por isso e como ele atua? Esta semana comemora-se o dia do Meteorologista e o Aqui No Guia preparou uma pequena matéria afim de te mostrar como é a atuação desse profissional, e como é o mercado no Brasil para essa área.

A Meteorologia

Para além do clima e tempo do nosso dia a dia, o planeta tem enfrentado profundas mudanças climáticas que tem afetado diretamente a biodiversidade. Diferentes espécies de animais e plantas tem sofrido com essas mudanças. Não somente tais espécies, mas também a raça humana que tem vivenciado como suas interferências no planeta, tem alterado drasticamente o clima. A exemplo disso, nos últimos anos podemos perceber o quanto os verões estão ficando cada vez mais quentes, invernos mais frios, locais frios ficando mais quentes e locais quentes ficando mais frios. Todas essas intensas modificações são percebidas pelo estudo da meteorologia e é nela que podemos perceber os primeiros sinais de que algo não encontra-se bem no planeta.

Em suma, a Meteorologia é capaz de “prever” tais episódios pois é ela a ciência que estuda a atmosfera terrestre, tendo como foco os processos atmosféricos físico e químico com a superfície terrestre, também a previsão do tempo e  estudo da climatologia.  

O que faz o Meteorologista?

Seguindo a linha de raciocínio, o meteorologista é o profissional que estuda a meteorologia, todos os fenômenos meteorológicos, ou seja essa relação de variáveis que existem na atmosfera, principalmente a temperatura, a pressão atmosférica e a umidade do ar que vinculando-se fazem com que os fenômenos climatológicos e variações do tempo aconteçam, e assim, contribuindo para o cotidiano das pessoas. Não obstante, colabora para outros setores como a pecuária, a agricultura, turismo, lazer e até mesmo os esportes.

Além de todas essa utilidades mencionadas, é por conta do papel desenvolvido pelo meteorologista na sociedade, que podemos perceber fenômenos como o efeito estufa, que são indícios preliminares de que o planeta tem sofrido com a poluição humana, e assim, nos alertando para que medidas possam ser tomadas antes que haja mais extinções em massa de raças e espécies no planeta. Ademais, o meteorologista pode alertar sobre futuras catástrofes naturais e assim, salvar diversas vidas.

Mercado e Cursos no Brasil

Percebendo a importância do papel desse profissional muitas pessoas despertam interesse pela área, que embora tenha sua relevância, é uma profissão pouco mencionada. No Brasil, não há muitos meteorologistas e também por ser um país que não consegue suprir essas demandas de profissionais na área, pois, são poucas as universidades que oferecem o curso e além disso, os cargos ofertados em órgãos públicos não valorizam a profissão, com salários pouco atrativos. Outra questão é falta de estrutura, de dados para análise, de investimento em tecnologia e estimulo para profissionais nesse campo.

Os principais empregadores para meteorologistas são os ministérios da Marinha e da Aeronáutica, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e o Instituto Nacional de Meteorologia. Companhias de saneamento ambiental e empresas de geração e transmissão de energia elétrica também contratam meteorologistas.

Embora o Brasil seja um país mais ameno no que se refere às interferências climáticas – com poucas catástrofes comparado a países como os EUA – não diminui a necessidade, importância e investimento que carece essa área no país, que já mostrou ser de extrema importância na prevenção de desventuras climáticas que tanto interferem na vida de uma população.

Caso se interesse pela profissão, essas são as 5 principais universidades que oferecem o curso gratuitamente no Brasil:

Meteorologia – Universidade de São Paulo

Meteorologia – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Meteorologia – Universidade Federal de Santa Maria

Meteorologia – Universidade Federal do Pará

Meteorologia – Universidade Federal de Pelotas

Fonte: Meteoropole

Comentários
Carregando...