Eleições 2018: Perguntas e Respostas mais Frequentes

O que você deve saber faltando poucos dias para a eleição.

Faltando pouco menos de 3 dias para o dia da votação, é preciso que você vá votar com a convicção de um indivíduo consciente da sua escolha. Mas, para além disso, é necessário acabar de vez com todas as outras dúvidas quanto às regras. Nesse sentido, leia nossa matéria e mantenha-se confiante para agir corretamente e exercer seu papel de cidadão. Separamos uma lista com algumas das perguntas mais comuns dos eleitores.

Quais são as datas e horários para a votação?

O primeiro turno será no dia 7 de outubro de 2018 das 08h às 17h. Se o segundo turno de fato ocorrer, será no dia 28 de outubro de 2018 das 08h às 17h. Quem exceder o horário das 17h em ponto, não poderá mais votar.

Quem é obrigatório votar?

Todos os alfabetizados com idades entre 18 a 70 anos são obrigados a votar segundo a lei. O restante da população como os analfabetos, jovens com 16 anos ou 17 anos e idosos com mais de 70 anos, o voto é facultativo.

Como saber onde vou votar?

Há diversas opções para descobrir onde irá votar. Tem a opção de ir até os cartórios regionais, acessar o site do TSE por esse link – onde poderá também descobrir outras coisas como o e-título e quitação de multas –, e também, pelo número da central de atendimento ao eleitor.

Como verificar se está apto a votar ou o número do título?

Caso não saiba como anda sua situação de eleitor ou tenha perdido o seu título, poderá descobrir essas e outras informações pelo link disponibilizado no site do TSE. Vale lembrar que não precisa do título para votar, é recomendável, mas qualquer documento com foto é suficiente. Clique aqui para descobrir essas e demais informações.

Como é feita a identificação por biometria?

O eleitor irá digitar o número do título de eleitor e posteriormente, posicionará o dedo no leitor biométrico, sendo então dispensada a assinatura na folha de votação. Para os municípios que fizeram o cadastro biométrico, porém sem a obrigatoriedade, terão os dois tipos de votação, tanto a biométrica, quanto a folha de assinatura.

      Qual é o vestuário permitido para votar?

Não há uma regra quanto ao vestuário. Shorts, bermudas e chinelos são permitidos.

Quem não votar no primeiro turno terá direito de votar no segundo turno?

Sim. Embora os turnos sejam independentes e quem não votou no primeiro, poderá votar no segundo e vice-versa, é necessário a justificativa. O eleitor deve pagar a multa dentro do prazo de 60 dias para ficar em dias com a justiça eleitoral.

Quando sairá o resultado do primeiro turno e onde acessá-lo?

O resultado é divulgado no final do mesmo dia da votação em sites, blogs e meios de comunicação. E também, no site oficial da Justiça Eleitoral.

Comentários
Carregando...