Especialistas apresentam estratégias de como desenvolver e manter um negócio online

O evento atraiu empreendedores que estavam em busca de estratégias digitais

Apostar no comércio digital para impulsionar os negócios foi o que levou microempreendedores individuais, profissionais da área e pequenos empresários ao Seminário Digitalize-me – Seu Negócio na Internet, na última quarta-feira, 9, em Itabuna. Durante as exposições, os especialistas apresentaram as estratégias mais eficazes para ingressar e manter um empreendimento no ambiente digital, levando sempre em conta que todas as ações devem partir de um planejamento do próprio negócio.

O mesmo encontro aconteceu nesta quinta-feira, 10, às  19h, durante a programação da Nave de Inovação Bahia Sustentável – Nibs, no Centro de Convenções de Ilhéus. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae. O Seminário Digitalize-me é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm e o Sebrae Bahia.

Segundo o diretor executivo da ABComm-Bahia, Júlio Pegna as três camadas do e-commerce (negócio, tecnologia e comunicação) precisam acontecer de forma sequencial para que o empreendedor consiga vender pela Internet.

Já a sócia-proprietária da Beecom Negócios e especialista em e-commerce, Valéria Chaussard falou sobre “Como preparar uma loja para Internet”. Ela destacou que, ao mesmo tempo, os produtos precisam ter um diferencial competitivo dos que já estão disponíveis no ambiente online.

A divulgação desses produtos ganha cada vez mais espaço com o marketing digital. Mas, de acordo com o gestor de projetos inovadores em TI e especialista na área, José Roberto Almeida, para atrair um público específico, é necessário agregar o conjunto de ferramentas disponíveis. “Não basta mais ficar publicando conteúdos diários. É preciso planejar as ações. Para atingir um alto desempenho, é necessário criar anúncios, investir na automação de marketing, agregando todas as outras ferramentas digitais”.

Entre os participantes do seminário, a empreendedora Jéssica Leite, que atua com a produção, comercialização e divulgação de bijuterias, via redes sociais, saiu do evento com a expectativa de ampliar a visibilidade dos negócios, que já existe no meio digital. “A ideia agora é desenvolver uma estratégia para transferir o público que atualmente compra via WhatsApp para utilizar o mesmo serviço através do site da empresa”.

As exigências do mercado digital têm levado os empreendedores a buscarem profissionalização no trato com as ferramentas online. Para isso, a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, revelou que a instituição tem apoiado essas ações, com subsídio de até 70% para soluções em tecnologia. “A iniciativa atende o objetivo do Sebrae, que tem o propósito de fortalecer e desenvolver os pequenos negócios”, declarou.

 

Comentários
Carregando...