GOOGLE: COMO CONTROLAR A PRIVACIDADE DA SUA CONTA
O buscador mais usado no mundo pode usar parte das consultas realizadas pelos seus usuários. Por esse motivo, a privacidade do internauta sempre foi motivo de desconfiança, inclusive já foi alvo de questionamentos. Mas, afinal, como impedir que os dados sejam utilizados pelo Google?
De acordo com a empresa, todas as informações coletadas estão protegidas e em hipótese alguma ocorre a invasão de privacidade – esses dados são utilizados para melhorar a experiência de navegação na internet. Mas é possível limitar o acesso as informações pessoais que são salvas, verificar o que foi coletado e determinar quanto tempo o conteúdo permanecerá armazenado pelo Google.
APAGAR OS DADOS PESSOAIS COLETADOS PELO GOOGLE
As atividades na Web e de apps podem ser removidas pelo usuário da seguinte maneira:
1 – Acesse esta página;
2 – Clique sobre o botão “Selecionar para excluir automaticamente”;
3 – Escolha entre as opções “Manter até eu excluir manualmente”, “Guardar por 18 meses” ou “Guardar por 3 meses e depois excluir automaticamente”;
Nessa mesma página é possível remover o histórico de uma atividade específica num determinado período escolhido pelo usuário. Recentemente o Google disponibilizou a opção de navegação anônima para o Google Maps, esse recurso já estava implementado em outros países, mas agora os usuários brasileiros também contam com essa opção. Enquanto o recurso estiver ativo no aplicativo, a conta no Google não salvará dados relacionados à lugares e rotas planejadas.
Fonte: G1