Investindo em “Negócios de Garagem”

Termo tem se popularizado para empreendedores que investem em homework e negócios em casa.

Para abrir um negócio é necessária uma ampla pesquisa de mercado, de lucratividade, de investimento. Em meio aos altos e baixos da economia, muitos são os novos empreendedores que preferem não arriscar tanto ao abrir um negócio e fazer um investimento menor, mas que também possa dar certo. Nesse sentido, microempresários estão aderindo ao “negócio de garagem”, poupando a carência de alugar um espaço e começando os trabalhos dentro de casa, o que tem tudo pra dar certo, à exemplo de Steve Jobs que deu início à Apple, literalmente em sua garagem.

Como fazer dar certo?

É preciso verificar se no seu bairro existe alguma lei de zoneamento, que são leis que restringem o bairro à residencias, ou seja, impedem a abertura de pontos comerciais em bairros residenciais. Mesmo sendo um negócio em casa, você também precisará de um alvará pois estará  comercializando algo.

Separação

É valido também destacar que mesmo sendo um trabalho em casa deve-se diferenciar o que é residência e o que é o seu empreendimento, até para torna-lo mais profissional. Criar um identidade é fundamental para qualquer negócio, em casa ou não, uma fachada ou identificação são imprescindíveis, além de estabelecer o horário de funcionamento.

Distinção Financeira

Enquanto empreendedor de sucesso, você precisa saber diferenciar o seu investimento e gastos pessoais e profissionais, principalmente em um negócio de garagem. Tudo deve ser bem dividido e organizado para que não misture as coisas. A falta de organização pode virar uma montanha russa e colocar em risco o futuro do negócio.

Organização

Falando em organização, além da questão financeira saiba organizar o estoque do seu produto em local adequado e fazer o controle de entrada e saída, até para facilitar o cálculo dos lucros e gastos.

Atendimento

Independente de qual seja o segmento do seu empreendimento, um bom atendimento é a chave para conquistar clientes fiéis. Além disso, grande parte da clientela dos pequenos negócios de bairros vem da própria região, então é importante que você possa conquistar esses clientes para ampliar e atrair a chegada de novos consumidores.

Marketing

Ressaltamos mais uma vez a importância de investir no marketing para dar visibilidade ao seu negócio, principalmente por ele não estar em um ponto comercial. Há empresas especializadas em marketing digital o que é mais aconselhável para o negócio de garagem, pois, na internet e por meio das redes sociais, todas as pessoas, sejam elas de quaisquer localidades terão acesso ao conteúdo da sua empresa. Além disso, poderá criar também um e-commerce em seu próprio site para administrar em casa. Caso tenha mais dúvidas entre em contato conosco e poderemos te orientar da melhor forma. Se sua dúvida for quanto à abertura do seu negócio, procure o Sebrae mais próximo para informa-lo com os melhores planejamentos, e boa sorte!

 

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