ITABUNA: PROJETO PIONEIRO PERMITE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESTATÍSTICA

Um projeto pioneiro em Itabuna, articulado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), apresenta possibilidades de melhoria nas práticas de ensino relacionadas ao conhecimento matemático para alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. A proposta do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatísticas e em Ciências (GPEMEC) da UESC é coordenada pela professora Eurivalda Ribeiro de Santana, professora do Departamento de Ciências Exatas (UESC), e envolve ainda outras instituições de ensino superior do Brasil e em Portugal. Em Itabuna, o projeto alcança profissionais das escolas Margarida Pereira, Eduardo Fonseca e CAIC Jorge Amado.

Para o diretor da Escola Municipal Margarida Pereira, Érico Santos, “essa proposta atua como elemento fulcral na construção de aprendizagens salutares, uma vez que a mesma tem como meta a elaboração de um material didático a ser aplicado com os alunos”, disse o diretor.

No escopo dos trabalhos, compreendem-se momentos de compartilhamento de informações de 15 em 15 dias e momentos de formação propriamente dita uma vez por mês. As professoras Adriana Chachá e Inajara Rosa, responsáveis pela Assessoria do Ensino Fundamental Anos Finais, do Departamento da Educação Básica (DEB) da SME explicam que a iniciativa que permitiu o envolvimento da secretaria neste contexto partiu da equipe gestora das unidades escolares envolvidas, que acolheram a proposta do projeto em função de compreenderem a pertinência do mesmo para o desenvolvimento dos alunos.

“A partir das formações, os professores de Matemática e Ciências replicam os conhecimentos apontados pelo projeto entre os estudantes e trazem isso para um panorama de aplicação prática no cotidiano deles”, disse a assessora.

Os dois últimos encontros formativos aconteceram na Escola Margarida Pereira, no dia 2 de agosto e, mais recentemente, no CAIC Jorge Amado na quinta-feira (23). As atividades serão continuadas até o encerramento do ano letivo de 2018. Ao final, serão apresentados os resultados finais.

A Escola Margarida Pereira está envolvendo os alunos numa pesquisa de dados estatísticos sobre o Rio Cachoeira; e as escolas CAIC Jorge Amado e Eduardo Fonseca demonstrarão dados sobre campanhas de vacinação. Informações completas sobre o projeto e sua aplicabilidade podem ser obtidas com a professora Eurivalda Santana, através do e-mail [email protected].

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