Lidando com a Correria Diária: Como criar bons hábitos e levar uma vida mais leve

Saúde não tem só a ver só com a questão física. Além dos bons hábitos para o corpo, a saúde mental também faz parte de uma série de comportamentos que contribuem para uma vida mais equilibrada. Sabemos o quanto os dias tem se tornado mais curtos e as demandas maiores. A correria diária é um grande agravante para que não consigamos prestar atenção nessas pequenas ações que podem resultar em uma melhora significativa na qualidade de vida de um ser humano. Então, vamos aos principais campos que contribuem para o estresse do dia a dia, para que então, possamos repensar alguns hábitos já existentes, reconstruindo-os.

TRABALHO

Independente de qual seja a sua profissão ou emprego, algumas ações básicas contemplam toda uma melhora no desempenho profissional. Antes de qualquer coisa, saiba que o planejamento é a palavra-chave para evitar estresse, ansiedade, aceleramento. É claro que durante o dia, acontece uma série de adversidades com a qual não poderíamos contar, porém, com um bom planejamento do seu dia, algumas dessas desventuras podem ser evitadas.

Primeiramente, trace um planejamento semanal, de preferência no domingo, pois é o dia que marca o início da nova semana. Estabeleça quais são suas prioridades de demandas, nos serviços, pautando-se em questões como prazo, relevância, entre outros.

Feito isso, prepare-se para o dia seguinte na noite anterior, pensando no que irá vestir, como irá para o trabalho, que horas precisa acordar, para que tudo flua sem muita correria.

É importante ressaltar que estas pequenas ações refletem no seu humor, e consequentemente, na sua relação com seus colegas de trabalho, pois, por mais que a rotina de todos seja bem corrida, cada membro faz parte de um todo, de uma equipe, então é bom que estejam sincronizados e com uma energia boa. Se você for um líder no seu local de trabalho, seja a pessoa que incentiva essa prática dos bons hábitos no ambiente profissional.

FACULDADE

A fase acadêmica tem se tornado um momento de muitas mudanças na vida de um ser humano. Na faculdade, é o momento da vida em que o indivíduo está passando por uma serie de transições: saindo da adolescência para a vida adulta, saindo do ensino médio e estudando para ser um futuro profissional, e em muitos casos, saindo do ceio familiar e encarando a vida por si só, adquirindo responsabilidades e maturidade. Neste momento, é importante que mantenha a calma e o equilíbrio, principalmente se tenta conciliar a faculdade com outras atividades como o trabalho ou estágio.

Assim com no trabalho, planeje-se! É justamente nesta etapa que aprenderá o quanto o ato de planejar te ajudará a desenvolver bons hábitos para a vida e para o futuro trabalho, como mencionado.

Evite procrastinar seus estudos e afazeres, faça um planejamento no papel e coloque em frente ao seu local de estudos. Faça uma relação de quais são as matérias que requer mais dedicação e reserve um tempo para isso. Elimine distrações, comece pelas matérias mais simples até as mais complexas. Faça anotações e pratique quando tiver com tempo livre. Não se sobrecarregue, faça pausas e não alimente pensamentos negativos como o de que estudar é um sacrifício, pense em algo como um investimento para o seu futuro, conhecimento e o autoconhecimento. Se relacionar com seus colegas de sala também é uma boa prática, pois poderá trazer um clima mais leve para os dias mais conturbados e também para formar grupos de estudos, dividindo os aprendizados.

VIDA PESSOAL

Para além dos estudos e do trabalho, a vida pessoal é um dos pontos mais importantes para a mudança de hábitos, pois é a partir daí, que terá boas práticas para reverberar nos outros campos da vida. O primeiro passo é identificar o que são maus hábitos. Entenda que isso é um tanto relativo, varia de pessoa para pessoa, de seus costumes e crenças. Mas de maneira geral, maus hábitos são ações às quais são movidas por vontades, praticidade, conformismo, das quais não irá lhe agregar em nada, por vezes, irá trazer consequências piores às situações.

Identifique quando um mau hábito se manifesta, em qual sentimento ou situação ele está presente. A partir daí, saberá quando o “gatilho” está prestes a acontecer e o que pode fazer para evita-lo ou uma maneira de lidar.

Em suma, invista em atividades físicas que lhe gerem prazer, e não por mera pressão social ou somente estética. A atividade física é também, uma válvula de escape para as energias ruins retidas em um dia, além de contribuir para a saúde física e mental.

Invista no seu lazer, reserve alguns momentos diários para fazer algo que te gere bem estar. Procure desfrutar ao máximo de momentos com a família, amigos e companheiros. E claro, com você mesmo! Seja sempre educado e gentil, pois não sabe o que o outro está passando no momento. Gentileza gera gentileza! Fazendo estas pequenas ações, sua vida irá se tornar bem mais leve e conseguirá lidar da melhor forma tanto com seus deveres, quanto com sua estima à vida.

Comentários
Carregando...