Mais de 110 milhões de brasileiros devem ir às compras de Natal em 2018
O gasto médio será de R$ 116 e cada um deve comprar entre quatro e cinco presentes. Empresários devem ficar atentos aos produtos oferecidos para atrair o consumidor.
O Natal é a data que mais movimenta o comércio. “No ano passado foram injetados R$ 51,2 bilhões na economia e a expectativa para esse ano é de R$ 53,5 bilhões”, fala a economista-chefe da SPC Brasil, Marcela Kwauti. “Esses R$ 53,5 bilhões equivalem mais ou menos à soma das principais datas comemorativas – Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Mães. Então, ainda assim, o Natal tem um peso muito importante pro comércio”, afirma Marcela.
O Papai Noel distribuiu o trabalho dele entre os mais de 110 milhões de brasileiros que vão às compras. O gasto médio será de R$ 116 e cada um deve comprar entre quatro e cinco presentes. Os dados são de uma pesquisa do SPC e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, feita nas capitais brasileiras. O consumidor deve privilegiar principalmente o pagamento à vista, com maior força nas classes C, D e E.
Entre as pessoas que compraram presentes no ano passado, 27% pretendem gastar mais esse ano – 30% querem gastar o mesmo valor e 22% querem economizar. O que o consumidor pretende comprar? Roupa é a opção número um para os entrevistados. Os calçados vêm em segundo lugar, seguidos de perfumes e cosméticos. Depois vêm brinquedos.
“O empresário precisa oferecer para esse consumidor produtos adequados à situação financeira mais difícil, condições de pagamento que atraíam esse consumidor e um bom atendimento para que o consumidor decida comprar na sua loja e não na loja do concorrente”, orienta Marcela.
Fonte: G1