O Coach e a importância de investir no seu sucesso

Já mencionamos anteriormente o quanto a especialização profissional e pessoal tem sido o diferencial no mercado de trabalho. Para além do campo de empregos, muitas pessoas buscam também demais tipos de especializações para obter sucesso em todos campos da vida. Para isso, existe o profissional do Coach (leia nossa matéria sobre a profissão). Nesse sentido, o Aqui No Guia convidou o Coach Fabiano Góis para tirar as dúvidas mais comuns para àqueles que procuram por esse tipo de aperfeiçoamento.

 

Fabiano, de onde partiu a ideia de se tornar um Coach?

FG – Depois de mudar drasticamente minha vida em um curso de inteligência emocional, reprogramei minhas crenças e obtive resultados surpreendentes, principalmente no âmbito profissional e financeiro. Me apaixonei pelas ferramentas, pelas técnicas proporcionadas pela profissão e quis aprender como passar isso para outras pessoas.

 

Qual sua área de atuação? Os nichos de segmentação dessa atuação, se assim podemos dizer, e para qual público se destina cada um deles.

FG – Sou especialista em ajudar empresários, autônomos e profissionais liberais a conquistar dinheiro, tempo livre e segurança através do Coaching Executivo. Existem dois grandes nichos de Coaching e suas inúmeras possibilidades e ramificações: O  Life Coaching que é o Coaching a nível pessoal. É um nicho de Coaching onde um profissional (coach) atua junto com seu cliente (coachee). É uma oportunidade poderosa para pessoas que sabem que o sucesso pessoal ou profissional necessita de foco, objetivos bem definidos, motivação, planejamento, transformação, entre outros atributos. E o  Executive ou Business Coaching, que é o Coaching a nível profissional, está relacionado ao mundo corporativo, desenvolvimento de empresas, organizações e pessoas em cargos de liderança.

O Coaching é uma ferramenta flexível e pode ser desenvolvido em qualquer nicho, tais quais: Coach de Relacionamentos, Coach de Família, Coach de Atletas, Coach de Adolescentes, Coach de Crianças, Coach de Sucesso, Coach de Comunicação, Coach de Vendas, Coach de Liderança, Coach de Energia, Coach de Negócios, Coach Financeiro, Coach de Aposentadoria, Coach de Crises e Transições, Coach de Carreira, Coach Espiritual, Coach de Emoções, Coach de Superação, Coach de Transformação, e inúmeros outros.

 

O que mais as pessoas tem recorrido ao procurar por um Coach?

FG – O que as pessoas tem mais procurado são os Treinamentos de Inteligência Emocional, que por se tratar de imersão, onde é diagnosticado o desafio do participante, entregando ferramentas e técnicas, estamos fazendo com que essas pessoas passem pela experiência ali naquele momento.

Os cursos mais comuns, que tem feito mais sucesso, são os de Alta Performance que visam a entrega de ferramentas para viver uma vida em “plenitude”, trazendo benefícios para todas as áreas da vida. E também o de Vendas, que visa preparar profissionais de diversos segmentos a explorar seus recursos interiores e triplicar seu faturamento ou contra-cheque, ensinado-os a vender sonhos, produtos ou serviços como os melhores do mundo.

 

Como atua o Coach profissional?

FG – O Coach profissional atua principalmente nas três áreas que impedem 95% das pessoas de prosperarem nas 11 áreas da vida: 1) Crença de Incapacidade 2) Crença de não merecimento 3) Crença de Identidade.  E com isso, há duas formas de recorrer ao coach profissional que é o Coaching Individual, que tem por objetivo ajudar no alcance do estado desejado do cliente, traçando um plano de ação. E há também o Team Coaching, que nada mais é que o Coaching em Grupo (execução de ferramentas para alcance de metas e objetos com foco, imersão e agenda programada).

 

Qual a sua metodologia? O que fez de você um Coach de sucesso?

FG – Eu aplico o que eu chamo de Método GOIS, aplico ele no meu treinamento chamado MetamorfoseDay (O dia da Transformação), que é um dia destinado a toda uma aplicação de ferramentas e processos criados por mim, e que tem repercutido com resultados muito positivos.

Com a experiência em desenvolver pessoas no marketing de Relacionamento anteriormente, hoje consigo identificar rapidamente qual tipo de crença limitante meu cliente possui e entregar as ferramentas corretas para alcançar seus objetivos de forma mais eficaz.

 

Fabiano, teria algum exemplo para mencionar sobre a utilização do aprendizado proporcionado pelo Coaching?

FG – Sim, dezenas de clientes bem sucedidos. Posso citar o exemplo de um colega de profissão de minha esposa, o qual fumava há 20 anos e deixou de fumar em uma única sessão com a ferramenta que se chama “Liga da justiça”.

 

Com toda sua experiência na área, como avalia esse mercado na região?

FG – Tem se tornado um mercado extremamente promissor e revolucionário para profissionais que estejam dispostos não a ganhar dinheiro, mas a resolver problemas de pessoas, tornando-as “plenas” tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Instruo aos interessados, buscar profissionais que já tenham resolvido seus próprios problemas com as ferramentas, antes que possam aplicar em outras pessoas. O que é o mínimo a ser exigido de um profissional de qualidade.

 

Por fim, quem são seus principais inspiradores?

FG – São vários profissionais que me inspiram diariamente, com toda sua qualidade e compromisso com a aplicação do coaching, mas principalmente: Tony Robbins, Paulo Vieira, Brian Tracy e Jim Rohn. Para quem manifestar interesse, procure por esses nomes e estenderão todo o contexto de excelência em coaching.

 

 

Independente do método de Coaching que optar, o importante é estar sempre em busca de evolução, seja ela em qualquer campo da sua vida. Sair da zona de conforto é difícil, mas só conquista, àqueles que ousam tentar.

 

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