O Mercado da medicina natural no Brasil

O que é, seu cenário atual e suas diferenciações.

Muito tem se recorrido nos últimos anos à medicina natural como forma alternativa para cura de doenças ou sintomas, tanto por ser uma opção mais saudável, como também, mais em conta. Com isso, muitas são as pessoas que tem deixado de lado os medicamentos laboratoriais e optado por uma medicina mais alternativa.

Medicina natural

A história da medicina natural ou da Naturopatia, remonta desde os primeiros raizeiros – produtores rurais que oferecem/vendem suas próprias raízes – há também os curandeiros entre outras nomeações. No nordeste, os raizeiros são muito comuns nas feiras, oferecendo raízes para alimentação como também para fazer chá medicinais, sejam eles para ingestão ou aplicação. São sementes, raízes, plantas, cascas, diversos tipos de especiarias com finalidades de cura para as mais diversas doenças e sintomas.

O mercado e a expansão

Percebendo o quanto essa cultura tem se tornado forte no Brasil, alguns empreendedores tem investido nesse segmento medicinal. São inúmeras lojas no Brasil, hoje especializadas somente no comércio da medicina natural. Vários produtos provenientes da natureza que tem conquistado o gosto popular, principalmente daqueles que já utilizavam dessa metodologia de tratamento, mesmo antes de toda essa popularização, que geralmente são àquelas pessoas mais antigas, provenientes de regiões em que o consumo de raízes são comuns, como no caso do próprio nordeste brasileiro, e que tem passado essa cultura de geração para geração.

Hoje a popularização se dá na medida em que muito tem se falado de toxicidade de medicamentos, de contraindicações – que inclusive, alguns produtos naturais também apresentam, mas com menos malefícios – e que o mercado tem buscado formas de inovações e de chamar atenção deste público alvo que tem buscado formas saudáveis e que agridam menos a saúde.

Efeito Placebo

Em contrapartida, há também àqueles que acreditam que os medicamentos naturais não passam de placebo, e que mesmo assim, preferem fazer uso destes, mesmo que seja em nível de crença e não de uma cura efetiva de fato. E também, há os descrentes que acreditam que a medicina natural de fato seja placebo e que não fazem uso destas metodologias justamente por conta desse julgamento, pois acreditam que só medicamentos tem o poder de curar de fato.

E claro, não podemos esquecer dos hipocondríacos que tem uma certa Obsessão com a ideia de ter um problema médico mesmo não sendo diagnosticado. Para estas pessoas, não precisa nem estar doente de fato para fazer uso de qualquer que seja o método medico, seja ele natural ou medicamentos laboratoriais, o importante é sempre estar se medicando, o que também designa uma doença ou pode vir a desenvolver demais doenças, pois todo consumo em excesso traz consequência, até o melhor remédio pode se tornar veneno se não for acompanhado por especialistas.

Bem estar

Na medicina natural há varias diferenciações de tipos de tratamento. Há muitos relatos de pessoas que dizem se sentir melhor com o tratamento por meio da naturologia – ciência que estuda e aplica tratamentos naturais para beneficiar a saúde. É uma ciência milenar, e que considera a harmonia entre os estados físico, mental e emocional para a terapia do indíviduo. Promovendo também um equilíbrio entre o homem e o meio ambiente.

Há também uma metodologia ainda mais antiga que é a fitoterapia, que é uso de plantas e ervas medicinais no tratamento de doenças, a medicina natural mais popular que conhecemos hoje em dia. Há também os remédios fitoterápicos, que são vendidos como medicamentos laboratoriais (em capsulas ou comprimidos), mas que são provenientes do meio natural, sem ou com pouca dosagem de ingredientes artificiais.

Outra metodologia famosa, mas que poucas pessoas sabem que constitui-se também em medicina natural (em alguns casos) é a acupuntura, que tem origem da china. Aqui no Brasil,  a terapia de acupuntura chinesa se tornou tão popular que pode ser encontrada em todos estados, oferecida tanto com convênios particulares quanto pelo Sistema Único de Saúde – SUS, o que indica um avanço e um progresso no que diz respeito a oferta de saúde no país.

“A medicina é uma só. Ela engloba diferentes métodos, terapias, tratamentos e remédios que se provaram eficientes pelas pesquisas.” Clovis Constantino – Presidente do CRM-SP

Muitos são os segmentos da medicina, e independente da qual você deseja optar,  o importante sempre é seguir indicações de especialistas para que possam te orientar da melhor forma de tratamento e que seja benéfico para a sua saúde e bem estar.

Fontes: SuperInteressante / BelaVidaNatural

Comentários
Carregando...