Seja bem-vinda, Primavera!

Hoje, 21 de Setembro marca o início da estação da primavera no Hemisfério Sul.

Anualmente nesta mesma época do mês de Setembro, dar-se início a primavera, temporada conhecida por despertar diversas espécies de vida que ficaram adormecidas durante o período frio do inverno e outono. Além de ser conhecida como a estação das flores, a primavera traz sensações interessantes àqueles que acreditam no seu potencial simbólico, estimulando novos sentimentos de otimismo.

A Primavera no Brasil

No Brasil, assim como em outros países do Hemisfério Sul, a primavera começa anualmente nesta mesma data de 21 de Setembro.  Porém, há efeitos climáticos diferentes em cada país, de acordo com sua localização, natureza, entre outros fatores. Em alguns estados brasileiros, a primavera promove, além do encanto do florescer de muitas espécies de plantas, algumas alterações bastante perceptíveis no clima.

Há períodos de chuva em boa parte do Brasil por conta do aumento da umidade e da quentura que não estavam tão presentes no inverno. No Sul do país, não há muitas mudanças climáticas, porém, no centro-sul, por exemplo, o calor é intensificado. No caso do Nordeste brasileiro, há um clima mais seco.

De modo geral, as temperaturas aumentam em todo o país de forma gradativa, preparando para a chegada do verão. As águas do mar se aquecem facilitando a reprodução animais e também de plantas.

Uma estação cheia de vida

Por ser uma época em que há disseminação de várias espécies, principalmente das plantas, como mencionado, a estação caracteriza-se por esta ideia de vida, por proporcionar novos perfumes, belezas naturais e estéticas. É com o nascimento da primavera, que reinstala-se a alegria e o colorido, pois marca o fim do inverno e das suas paisagens e dias cinzentos. As pessoas costumam sair mais às ruas, passear nos parques, fazer atividades ao ar livre, e consequentemente, ficam menos em casa.

A Simbologia da Primavera

Com toda esta mistura e mudanças perceptíveis no clima, na flora, na fauna, é inegável que essa temporada interfira também nos instintos e emoções humanas.

A poesia que a estação proporciona não está somente no seu aspecto estético, mas em todo simbolismo por trás da vida terrestre. Além do florescer da natureza, estudos comprovam que é nesta época que as pessoas ficam mais otimistas, que desabrocham, que produzem sentimentos leves, estimulando a esperança naqueles que estavam passando, ou ainda passam, por rigorosos invernos na alma, e que só precisam de uma primavera para voltar a sorrir, e acreditar na beleza da vida, na mágica do florescimento.

Comentários
Carregando...