14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue

Como anda a situação em Itabuna, quem pode doar, como funciona a doação?

No dia 14 de Junho é celebrado o “Dia Mundial do Doador de Sangue” e esta data, além de lembrar da importância do ato de doar, é onde muito hospitais e bancos de sangue aproveitam a oportunidade para lançar campanhas como o Junho Vermelho. Um mês todo dedicado à conscientização do ato de doar e incentivo para aqueles que ainda não são doadores.

No Brasil, são coletadas em média 3,7 milhões de bolsas por ano, isso indica um percentual de 1,8%. Na Europa e Estados Unidos os índices em média apontam 5% e 7% respectivamente de doações, o que reflete uma cultura de maiores doadores conscientizados para com as causas.

A falta de estoques de sangue em hospitais pode levar a cancelamentos de cirurgias e de procedimentos indispensáveis à vida dos enfermos. Por exemplo, se alguém sofre um acidente, ou um paciente que faz quimioterapia não recebe a transfusão, poderá não resistir às circunstâncias.

Quem Pode Doar?

Para fazer a doação o Ministério da Saúde estabelece alguns pré-requisitos como condições de segurança. São elas:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade.
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, porém evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar.
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Como é a doação?

Para fazer a doação, o primeiro passo é realizar o cadastro indo até o banco de sangue da sua cidade com apresentação de documento oficial com foto. Posteriormente, é realizada a pré-triagem que é a verificação dos seus sinais vitais (pressão arterial, temperatura e batimentos cardíacos), peso e teste de anemia. Feito isto, é realizada a triagem que é a entrevista individual e sigilosa onde é avaliado o estado atual da saúde e seus antecedentes, para então saber se a coleta poderá trazer riscos à saúde tanto do doador quanto do receptor.

Com a realização de todos processos pré-doação, a coleta é então realizada com a captação de aproximadamente 450ml de sangue e de amostras para realização dos testes laboratoriais que indiquem a possibilidade da consumação da doação.

Um adulto possui em média 5 litros de sangue no corpo, na doação são coletados menos de 10% de todo esse sangue, ou seja, 450 ml. Essa quantidade é reposta no corpo em no máximo 24 horas pelo organismo.

Após a doação o doador receberá um lanche disponibilizado pela unidade. É recomendável que o doador permaneça pelo menos 15 minutos no hemocentro e beba bastante liquido nas próximas 24 horas.

Tipos Sanguíneos

  • Sangue A: É um dos tipos mais comuns e contém anticorpos contra o tipo B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O;
  • Sangue B: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos A, só podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;
  • Sangue AB: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos A, que pode receber sangue de pessoas de todos os tipos;
  • Sangue O: é conhecido como o dador universal é um dos tipos mais comum, que contém anticorpos A e B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O;
Fator Rh

Além do tipo A, B, AB ou O, existe o fator Rh, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. As pessoas que tem sangue positivo podem receber de pessoas com sangue positivo e negativo, mas só podem doar para outros positivos. Já as pessoas de sangue negativo só podem receber de pessoas com sangue negativo, mas podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo.

Situação Itabuna

Em Itabuna, a situação do banco de sangue na maior parte dos meses encontra-se precária, uma média de déficit mensal de 300 bolsas no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia. O banco de sangue recebe cerca de 45 doadores por dia, mas a necessidade seria de pelo menos 60 doadores para manter um estoque de segurança, pois a unidade atende a 186 municípios circunvizinhos de Itabuna, além do fato de que em meses festivos como é o mês de Junho, as demandas tendem a aumentar.

Para quem se conscientizar com a causa, quiser doar e participar da campanha, o Banco de Sangue de Itabuna fica no Hospital Calixto Midlej e funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 17h. Aos sábados, das 08h às 12h.

Porque Doar?

Uma única doação de bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. Neste mês de Junho os bancos de sangue ficam ainda mais carentes por conta das festas, das viagens e infelizmente, por conta dos acidentes. Além do que, na estação do inverno a situação ainda se agrava, os estoques chegam a ficar 30% menores. O que intensifica ainda mais as causas da campanha. Seja um doador, participe da causa não só no mês de junho, mas em todo o ano e conscientize também os mais próximos. Hoje você pode salvar uma vida, amanhã pode ser você que precise de ajuda! Doar é um ato de amor ao próximo, faça parte você também desta ação solidária.

Comentários
Carregando...