Copa do Mundo: Brasil, História e Expectativas

Desde o início do ano de 2018 a Copa do Mundo tem sido um dos assuntos mais comentados, principalmente pelos brasileiros que são fãs natos de futebol. Muitas são as expectativas para este ano que terá como país-sede a Rússia.

HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO

A história da copa do mundo remonta ao ano 1930 durante um congresso da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), quando Jules Rimet, o então presidente da federação, conseguiu aprovação para criar um torneio internacional voltado ao futebol – visto que na época o futebol não era esporte válido para os Jogos Olímpicos.

Copa

Uma curiosidade que muitos não sabem ou não se atentam à saber é a de que o nome “copa” faz referência ao prêmio ofertado. A copa é uma espécie de taça, literalmente o objeto que se dá como prêmio ao vencedor de uma competição, neste caso, a competição de futebol. Na Copa do Mundo de futebol organizada pela FIFA, o nome dado à taça (copa), é Jules Rimet em homenagem ao idealizador do evento.

A primeira competição

A primeira disputa ocorreu neste ano de 1930 com a participação de 13 equipes. O Uruguai foi o primeiro país-sede e também o primeiro campeão. Com o linear dos tempos, a competição foi ganhando notoriedade e crescimento, mais países despertaram interesse em participar da competição e foi então que surgiu a necessidade da criação de uma etapa classificatória de dois anos de duração. Essa etapa conta com a participação de cerca de 200 seleções representando seus respectivos países para então, as vencedoras serem as selecionadas para disputar a copa. Atualmente, as Copas do Mundo são realizadas a cada 4 anos.

PAÍSES SEDE

Ao contrário do que muitos pensam, a escolha do país sede não é um mero sorteio ou uma escolha ao acaso, tomando como referência a notoriedade de países. Claro que este último conta bastante na decisão, mas preliminarmente, é necessário que os países interessados em sediar a copa apresentam suas propostas e motivações ao Comitê da FIFA que é formado por 24 membros. O comitê analisa questões como infraestrutura, condições dos estádios, segurança e turismo para se certificarem de que o país tem os requisitos para sediar o evento. Os países que passam por esta seleção vão para a então votação que elege o país-sede.

A eleição acontece da seguinte forma: os membros votam secretamente e escolhem determinado país, caso o país obtenha 12 votos, a votação é encerrada e já é definido o país-sede. Caso contrário, o país com menos voto é eliminado em cada rodada até sobrarem dois candidatos e então a decisão acontecer. Em caso de empate, o voto de minerva é feito pelo presidente da FIFA, atualmente o presidente é Gianni Infantino.

A escolha da sede geralmente causa polêmica, pois muitos são os países que disputam esse feito. Políticos veem nessa escolha uma oportunidade de dar visibilidade ao seu mandato e muitas são as pessoas que veem nessa decisão uma oportunidade de movimentação econômica positiva, com a chega de vários turistas.

 A escolha é realizada seis anos antes do Mundial para que haja tempo necessário para que o país-sede possa se preparar com toda infraestrutura que requer um evento a nível mundial, o que precisa também de um grande investimento econômico do país. Quanto a isso, muitas pessoas posicionam-se desfavoráveis alegando que o lucro com a realização do evento não abate os gastos, e afirmam que este gasto de dinheiro público é investido de forma errônea.

Muitos acreditam que o país-sede tem grande possibilidade de vencer a competição ou conquistar um bom resultado, tomando como verdade o grande investimento e a grande torcida que podem influenciar indiretamente. O país sede deste ano é a Rússia.

CAMPEÕES

1930 – Uruguai
1934 – Itália
1938 – Itália
1950 – Uruguai
1954 – Alemanha
1958 – Brasil
1962 – Brasil
1966 – Inglaterra
1970 – Brasil
1974 – Alemanha
1978 – Argentina
1982 – Itália
1986 – Argentina
1990 – Alemanha
1994 – Brasil
1998 – França
2002 – Brasil|
2006 – Itália
2010 – Espanha
2014 – Alemanha

BRASIL

O Brasil tem muita popularidade e inclusive é conhecido como “o país do futebol” e isso não se deve meramente ao amor pelo esporte, mas ao talento e conquistas das equipes. A Seleção Brasileira é a única a participar de todas as copas do mundo de futebol e também a única a ser pentacampeã, ou seja, à conquistar vitória 5 vezes.

O Brasil e a Alemanha são os únicos países a passarem em todas as fases eliminatórias. O que comprova o quanto o país tem se destacado no futebol e em toda sua qualidade nessa modalidade esportiva.

Expectativas

As expectativas para a copa deste ano são as melhores. O técnico Tite tem uma ótima bagagem enquanto treinador o que traz mais esperanças aos torcedores. A escalação também agrega expectativas positivas, pois muitos são os jogadores que já participam de grandes times, acumulando grandes feitos e vitórias em suas atuações. São eles:

Goleiros:

Alisson (Roma-ITA)
Cássio (Corinthians-BRA)
Ederson (Manchester City-ING)

Defensores
Fagner (Corinthians-BRA)
Danilo (Manchester City-ING)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Pedro Geromel (Grêmio-BRA)

Meias
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Paulinho (Barcelona-ESP)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Fred (Shakhtar Donetsk-UCR)
Philippe Coutinho (Barcelona-ESP)
Willian (Chelsea-ING)

Atacantes
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Douglas Costa (Juventus-ITA)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Embora possamos contar com uma ótima seleção e também com um excelente técnico, a tensão ainda é grande, visto que muitas foram as expectativas na última copa e a seleção ficou conhecida por sua péssima atuação contra a Alemanha na partida que valia a semifinal, perdendo pelo placar de 7 a 1.

Em contrapartida, o brasileiro é amante do futebol e também conhecido por ser um povo que torce e defende veementemente a sua equipe. Para este ano então, além das expectativas, resta muita torcida e empenho para o tão sonhado “Hexa” ser conquistado e o Brasil ficar ainda mais distante de ser ultrapassado no seu número de vitórias, trazendo mais orgulho à nação.

Comentários
Carregando...