24 de Maio Dia do Vestibulando: Desafios, Metas e Dicas

Cada vez mais jovens estão saindo do ensino médio e se preparando para entrada no ensino superior. Muitos são os processos seletivos que permitem essa entrada, porém, todos apresentam determinado grau de dificuldade mediante a escolha do curso e da instituição que pretende cursar. Isso tem feito com que muitos jovens se preparem durante meses e até anos para cursar o ensino superior e garantir um diploma.

A Escolha do Curso

Antes de qualquer coisa, o jovem precisa escolher qual curso pretende cursar para então fazer uma preparação mais específica. Hoje em dia no Brasil, o curso mais almejado e que consequentemente, tem um grau de dificuldade maior no processo seletivo é o de Medicina.

É importante salientar que esta etapa é muito mais difícil do que parece ser, pois é aqui que está o pontapé inicial para a vida de vestibulando. Uma dica é tentar não se manter influenciável sobre as opiniões alheias, quem irá cursar o curso será você e o profissional também. Baseie-se nas suas vontades, nos seus dons, pois muitos são os estudantes que conseguem adentrar o ensino superior e desistem na metade do curso por não se identificarem com aquela realidade.

Preparação e Planejamento

A pressão social em torno dos jovens para concluírem o ensino superior e ingressarem no mercado de trabalho é tamanha que muitos recorrem aos cursinhos. Mas não somente de estudos vive um vestibulando. A preparação requer uma serie de mudanças e adaptações na vida deste estudante, além de muita perseverança e apoio de familiares. Lembrando que apoio é diferente de pressão, pois muitos jovens têm sofrido com pressão por parte da própria família e desenvolvido as chamadas doenças mentais modernas, a ansiedade e a depressão. Uma preparação adequada requer estudos, e equilíbrio mental e físico para lidar com as demandas que são muitas.

O planejamento de estudos é imprescindível para uma boa organização e otimização de tempo para essa preparação. Caso queira dicas de como montar um bom planejamento leia a nossa matéria sobre o assunto, tenho certeza que irá te ajudar nesse processo.

Preparação Física

O vestibulando muitas vezes se prepara para inúmeros vestibulares e não apenas um só. São horas sentados em uma mesma posição, diversas vezes, e o cansaço pode se tornar o maior inimigo, mesmo depois de uma boa preparação de estudos.

O aconselhável é investir numa preparação física, dedicar algum tempo no dia para fazer algum exercício físico, pois além das provas escritas, a resistência também estará em jogo.

Preparação Mental

Como mencionado, a preparação mental também é algo importante na vida de um vestibulando. São horas e horas debruçados sobre livros, abdicando muitas vezes do lazer, de momentos em família, para o empenho na concretização do sonho. Além do apoio de pessoas queridas, o equilíbrio mental é um fator importante na hora de lidar com as inúmeras provas e com a concorrência acirrada, para que não desanimem diante das desventuras que acontecerão pelos caminhos.

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia” – Robert Collier, escritor

A perseverança deverá estar presente em todos os seus dias. É verdade que haverá inúmeras adversidades durante o processo, mas você precisa estar preparado espiritualmente para lidar com tudo isso e mesmo assim manter-se otimista. Se não for dessa vez, continue se dedicando que a sua hora vai chegar!

Comentários
Carregando...