Planejamento de Estudos: Como fazer um bom planejamento para você

Um das questões que podem gerar maior dor de cabeça na vida de um estudante é como otimizar seu tempo ladeado aos estudos. Para isso, o Aqui No Guia te trará algumas informações sobre como fazer um bom planejamento levando em consideração a sua rotina.

Porque planejar?

 

Sabemos que a organização é a melhor metodologia para todo e qualquer assunto, pois organizando suas demandas pensando no objetivo esperado, você consegue lidar da melhor forma com as adversidades e alcançar de formar mais rápida e segura, a sua meta. O planejamento é uma espécie de cronograma voltado ao seu estilo de vida. Ou seja, leva-se em consideração qual tempo disponível você tem no seu dia, quais são suas prioridades, o que é necessidade e o que é supérfluo, e assim montar um esquema atendendo a essas demandas.

Como planejar?

Para os estudantes e “concurseiros”, de antemão, é necessário estabelecer qual é a sua meta. Em que curso você quer passar, que tipo de concurso quer prestar, tomando como referência essa decisão você saberá quais são as principais matérias e segmentos de estudos aos quais deve se empenhar mais para obter sucesso. Feito isto, analise no seu dia qual é o tempo disponível para estudo, tomando como verdade os seus momentos para descanso, alimentação e para dormir, claro. Nesse sentido, é aconselhável seguir tais passos:

1.        Organizar sua rotina de estudos

2.        Definir seus horários de estudos

3.       Descobrir quantas horas semanais de estudo você tem disponível

4.       Criar horários de estudos

5.       Dicas extras para melhorar sua rotina de estudos

Analisando esses passos, percebe-se que o tempo será seu aliado, mas também pode ser seu inimigo se não souber dosá-lo. Deve sempre respeitar os intervalos para o descanso e alimentação, o estudo durante horas seguidas pode comprometer não só o seu desempenho mas também a sua saúde. Por isso, é necessário o planejamento, você seguirá essa rotina respeitando seus horários, demandas e limitações físicas e mentais.

Quadro de horários

Não há como fazer um bom planejamento sem uma boa organização em um quadro de horários, pois é aí que você encaixará seus objetos de estudo, ou seja, as matérias as quais irá priorizar – mediante a sua meta – os assuntos, e os horários para descanso. Se você for uma daquelas pessoas o descanso se torna em um cochilo bem demorado, opte pelo despertador, ele será bastante útil nessa rotina de estudos e conciliação com esses horários de pausa.

Para quem ainda não conseguiu visualizar como seria esse horário, segue um modelo demonstrativo.

Percebe-se que esse modelo foi pensado para as pessoas que tem que se dividir entre trabalho, ou faculdade, necessidades e o tempo para o estudo. Ou seja, para quem tem uma semana corrida. Para àqueles que tem um tempo maior disponível, pode redistribuir os horários em que é destinado para o trabalho ou faculdade.

Fins de Semana

Repare no modelo acima que não há Sábado ou Domingo, isso se deve ao fato de que os horários dos finais de semana costumam ser diferentes da rotina de segunda-feira à sexta-feira. Ao montar o seu quadro, você pode incluir o Sábado e Domingo mediante o seu estilo de vida, mas é sempre válido ressaltar que o fato de se dedicar aos estudos não o impede de também tirar um tempinho para o seu lazer e relacionamento, pois esses fatores também são importantes para o seu desempenho, visto que, a saúde mental é o fator imprescindível para o seu bem estar. Se possível, procure também fazer atividades físicas ao menos nos fins de semana para habituar seu corpo, afinal, as provas costumam ser bastante cansativas fisicamente o que requer uma preparação também física para um bom desempenho, e geralmente, costumam ser realizadas em finais de semana.

“Lembre-se que só se organizar não adianta nada você também precisa “colocar a mão na massa” ou seja, estudar. Agora que você já se organizou comece a estudar para conseguir resultados”. – Professor Leandro Piccini , especialista em aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Em suma, essas são apenas algumas dicas básicas para um planejamento. Caso ainda reste dúvidas procure um orientador ou especialista na área que ele irá orientá-lo. Mas lembre-se, sempre respeitando seus limites e necessidades, prezando pela saúde e bem estar.

Comentários
Carregando...