ABRINDO O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO: Expectativas e Formalizações

ENTREVISTA COM MICHEL LIMA, GERENTE REGIONAL DO SEBRAE ITABUNA – ILHÉUS

Não é novidade que nos últimos anos o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, tem passado por uma crescente queda. De 2010 pra cá, o Brasil só tem declinado na economia, o que reflete diretamente no bolso no brasileiro e no seu estilo de vida – para pior. Com isso, muitos brasileiros têm buscado formas alternativas que lidar com a crise, optando por abrir seu próprio negócio, mas o que lhes falta, é o acesso à informação. Para isso, o Aqui No Guia, entrevistou o gerente regional do SEBRAE em Itabuna, Michel Lima, que prestará esclarecimentos sobre a abertura de microempresas, o que é necessário e quais os desdobramentos para obter sucesso no seu negócio.

Michel, primeiramente gostaria de tirar uma dúvida que muitas pessoas têm de início, quais são as classificações de microempreendedores? O que significa ME, MEI, EPP?

ML– O MEI é a forma jurídica mais simples que nós temos dentro da legislação. É aquela pessoa que quer um negócio e tem um faturamento bruto anual de até R$ 81.000,00 por ano, que trabalha sozinha ou tem no máximo um empregado, e que não tem outra empresa registrada em seu nome. A ME é aquela empresa que tem um faturamento bruto anual de até R$ 360.000,00. Ela não tem restrição em relação à quantidade de funcionários ou através de sociedade ou individual. E a EPP é aquela empresa que tem um faturamento superior a R$ 360.000,00 até 4.800.000,00 por ano, então são empresas que também não tem restrição em relação ao número de empregados ou a ser sociedade ou individual.

                                                     QUERO SER MEI

O que é necessário de início para abrir um pequeno negócio? Qual a documentação necessária?

ML– A gente sempre diz que o primeiro passo é você se planejar. Às vezes a pessoa tem essa ansiedade de perguntar em relação a documentos. O documento é a parte “menos importante” porque hoje para você abrir uma empresa no Brasil, já tem um sistema um pouco mais simplificado do que a dez ou quinze anos atrás. Hoje por exemplo, o microempreendedor individual só precisa apresentar a sua documentação pessoal: identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de eleitor. Então a documentação é a mais básica e a mais simples possível. No caso de uma ME ou EPP, aí o nível de documentação necessária vai ser um pouco maior, mas mesmo assim, hoje, você já tem, principalmente com o advento da internet, com avanço dos programas, você tem um nível de exigência em relação à documentação um pouco menor, mas o fundamental, como a gente sempre diz, fazer um plano de negócio e com esse planejamento, tomar a decisão se vale a pena ou não abrir uma empresa legalizá-la agora.

Como funciona a contribuição desses pequenos empresários, e como medir o lucro?

ML – Hoje nós temos um sistema que a gente chama de Simples Nacional, que contempla tanto o MEI que é o microempreendedor individual, quanto a ME e o EPP. No caso do MEI, existe um subsistema que é o Simples Nacional do MEI, aonde ele paga um valor fixo mensal independente do seu faturamento, contanto que ele tenha aquele teto de R$ 81.000,00 anuais ou o valor proporcional. No caso da ME e do EPP, aí a líquida varia de acordo com o faturamento da empresa. A gente tem uma série de tabelas onde precisamos saber qual o faturamento da empresa, para poder determinar qual o percentual de imposto que ela vai recolher em relação ao cálculo ou o lucro. Nessa situação, a gente teria que ver caso a caso, mas é fundamental primeiro que o empreendedor faça a apuração dos seus custos variáveis, aquele custo que você tem com a aquisição da matéria-prima ou da mercadoria ou aqueles insumos que precisa para executar o serviço, e também, que ele defina uma margem de contribuição que vai ser quanto cada produto ou cada serviço vai contribuir para que ele pague aquelas despesas mensais – independente da quantidade de vendas ou serviços – e determinar os custos de comercialização, que são a questão dos impostos: questão de percentual de comissão para vendedor, as taxas da operação com maquineta de cartão de débito e cartão de crédito. Neste caso, é um pouquinho mais complicado, e aí a gente precisa dar uma orientação individual ou então oferecer uma série de capacitações que auxiliam o empreendedor a fazer esse cálculo.

Por que é necessário o auxilio de um contador?

ML – Olha, o contador é um profissional fundamental porque ele pode servir como um consultor da empresa. É importante que o empreendedor, principalmente aquele proprietário de micro e pequena empresa, tenha esse contador com um consultor da empresa, porque o contador tem acesso aos números da empresa, pode ajudar principalmente na projeção do fluxo de caixa que é a questão da entrada e saída de dinheiro da empresa, então, todo empreendedor que tenha um contador, deve aproveitar essa experiência e esse conhecimento que o contador tem para que ele possa estar auxiliando como consultor dos negócios.

Como o SEBRAE atua na orientação e preparação dessas pessoas que pretendem abrir o seu negócio; quais os tipos de aconselhamentos?

ML– A gente tem uma série de cursos, oficinas, palestras, orientações, consultorias que o empreendedor pode ter acesso. Algumas dessas capacitações são gratuitas, outras tem um subsídio aonde o SEBRAE cobre a maior parte do valor do investimento que o empresário deveria fazer. Hoje, para o microempreendedor, tem uma série de oficinas das mais variadas temáticas, a gente tem orientação sobre como ele vender, como ele comprar, como ele empreender, como ele planejar, como ele controlar o seu dinheiro, como ele informar o preço, com ele crescer, como ele clicar que é como ele utiliza a questão da internet para poder fazer negócios. Já para micro e pequena empresa, a gente tem um portfólio de soluções que se chama de Na Medida aonde o micro e pequeno empresário pode trabalhar parte de gestão financeira, gestão de pessoas, gestão estratégica de vendas, de marketing. Essas soluções a gente oferece tanto em formato de palestras, oficinas, cursos, seminários, quanto na parte de consultoria, onde inclusive, a consultoria para inovação, tem um subsídio maior do SEBRAE para que ele possa subsidiar até 70% do custo ou do investimento que um empresário teria que fazer para poder investir em inovação.

 

Quais são as adversidades iniciais que podem ser enfrentadas e como contorna-las?

ML– Infelizmente a maioria das pessoas no Brasil não tem a cultura do planejamento. Começar começa um negócio com planejamento é o ideal, por que é esse planejamento que tende a evitar uma série de situações que você pode enfrentar no dia a dia do negócio, então é muito comum nas pesquisas que a gente realiza sobre a questão de mortalidade das empresas, encontramos situações como falta de conhecimento, de mercado, a falta de técnica de informação, de preço. Muitas vezes as pessoas não sabem como calcular o preço do produto, ou do serviço que ele vai oferecer. Muitas vezes a gente vê questões relacionadas a mistura do dinheiro da pessoa física com uma pessoa jurídica, então muitas vezes as pessoas não sabem como ter um controle financeiro eficiente no negócio e o SEBRAE tem uma série de soluções que podem auxiliar esse empresário, tanto soluções presenciais, quanto soluções a distância. Hoje, temos um portfólio de mais de 40 cursos gratuitos que a pessoa pode estar fazendo pela internet nas mais variadas temáticas de gestão, o SEBRAE tem um serviço de consultoria aonde ele vai até o empresário da microempresa para poder estar realizando o diagnóstico e dando indicações de melhoria para a gestão do seu negócio. Existem um programa chamado Negócio a Negócio, a gente tem outro programa voltado para pequena empresa que são os ALI’s, os Agentes Locais de Inovação, que auxiliam os proprietários de pequenas empresas a como melhorar a gestão e principalmente inovar nesse mercado altamente competitivo. O Sebrae é um parceiro do pequeno negócio na busca de orientações e de conhecimento.

 

E Quais são as vantagens a curto e longo prazo?

ML– A grande vantagem em se tratando de formalização de registro de empresa, é a questão de você ter o que a gente chama de cidadania empresarial. Logo, aquela pessoa que tem um pequeno negócio e está na informalidade, ela deixa de ter acesso a uma série de benefícios, como por exemplo, a possibilidade de emitir nota fiscal que abre o mercado de pessoas jurídicas e que muitas vezes quando se presta serviço ou vende produtos para empresas, e essas empresas exigem nota fiscal, existe a possibilidade de ter acesso ao crédito. Há também, a possibilidade de baratear os custos da empresa, como por exemplo, um plano corporativo de celular ou um plano corporativo de saúde que são bem mais baratos que um plano de pessoa física. As taxas de juros que você paga no banco geralmente são bem menores no caso de pessoa jurídica em comparação com a pessoa física, até a aquisição da mercadoria que você vai revender, ou da matéria-prima que você vai precisar para poder executar o serviço ou fabricar algo, sai bem mais em conta e mais barato a partir do momento que você tem o CNPJ. Em relação ao planejamento, a gente tem até os estudos que dizem o seguinte: quando a pessoa faz um bom planejamento ela pode reduzir em até 70% as chances de fracasso do negócio, ou seja, a pessoa faz um planejamento: 70% dá certo, a pessoa não faz:70% de dar errado.

 

Após essas informações, se ainda restarem dúvidas, onde podemos obter maiores referências?

ML-Nós temos um serviço do SEBRAE gratuito que é o 0800 570 0800, temos o site que é o www.sebrae.com.br onde a pessoa pode inclusive baixar algumas publicações e planilhas para poder fazer um gerenciamento do negócio. Além disso, temos uma consultoria à distância onde você também pode agendar um horário para poder conversar com um especialista do SEBRAE nas áreas de finanças de planejamento, aspectos tributários, vendas e marketing. Nós temos também os pontos de atendimento presenciais. Aqui na região nós temos o ponto de atendimento de Itabuna que fica aqui na Rua Paulino Vieira, 175 no centro. E o de Ilhéus que se encontra no edifício Premier, no bairro Cidade Nova. O atendimento do SEBRAE presencialmente é das 09:00 às 17:00 e no caso do nosso “0800” se estende até as 20:00.

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