BlackFriday: Dicas para aproveitar as promoções
BlackFriday é considerada uma das principais datas de compras no Brasil.
Em todo ano é escolhida uma sexta-feira no mês de novembro para que as lojas façam a liquidação conhecida como Black Friday, em tradução literal, “sexta-feira preta”. Nesta data, vários artigos ficam em promoções que podem chegar até 70% off. Com isso, muitos consumidores se preparam para esta época em que há vários descontos nos mais diversos segmentos do comércio, mas é importante se atentar para não cair em pegadinhas. Com isso, listamos 10 dicas para te auxiliar na hora das compras.
- Planejamento – Na hora das compras é aconselhável que faça um planejamento de quanto pode gastar e quais são suas prioridades e necessidades, para não fugir do foco e acabar comprando algo que não precisava.
- Credibilidade da Loja – Antes de mais nada, saiba qual é o histórico de promoções da loja, se de fato é uma loja confiável, tanto no sentido de promoções, como de possíveis acordos caso o produto esteja defeituoso.
- Desconfie – Super descontos são um tanto duvidosos. Desconfie de golpes, ou produto com defeitos, principalmente se for compras online.
- Cautela – Cuidado para não ser atraído demais pelas promoções e acabar se endividando.
- Pagamento – Escolha o tipo de pagamento mais vantajoso para você e cuidado com àqueles com altas taxas de juros e que acabam saindo mais caro. Faça as contas.
- Frete – Atenção ao custo do frete nas compras online que em muitos casos acaba saindo mais caro que o próprio produto em promoção.
- Prazo – Se o prazo de entrega por muito longo, cuidado. Compras realizadas em períodos de grandes vendas acabam ultrapassando o limite ofertado pela empresa.
- Trocas – Se atente as formas de troca caso o produto venha defeituoso. Se as compras forem online, o consumidor tem até 7 dias para desistir da compra.
- Vírus – Acesse sites confiáveis e autenticados. Cuidado com os vírus e desconfie da lentidão.
- Promoção Falsa – Além de golpes online, há também os “golpes disfarçados”. Semanas antes a loja pode aumentar o preço do produto para no BlackFriday abaixar o preço para o valor que já existia. Pesquise dias antes e fique atento!
Caso ainda reste dúvidas para não cair em ciladas ou sobre os seus direitos. Leia o Código de Defesa do Consumidor ou ainda a Cartilha do Consumidor disponibilizada pelo Procon, e boas compras!