Cacau de Origem: Conquista de Selo e Chocolat Festival 2019 marcam a semana
A região sul baiana está vibrando com as novidades no que diz respeito à valorização do cacau e chocolates regionais. Tamanha euforia se deve ao fato de esta ser uma semana cheia de alegria para os produtos e amantes da tradicional produção de amêndoa de cacau, característica da região do Sul da Bahia à qual foi concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Selo de Indicação Geográfica (IG).
Com isso, a área caracterizada por este tipo de produção e cultivo passa a receber também o título de Selo de Origem -como foi o caso do Chocolate de Origem Fazenda Sagarana -, o que implica dizer que somente nesta região é produzido o tipo de fruto, com todas as técnicas de plantio que trazem não somente a identidade regional, como também, valorização à cultura.
O Selo
Tanto o Selo de Indicação Geográfica quanto o Selo de Origem são grandes conquistas aos produtores de cacau, pois é o reconhecimento do trabalho, dedicação e aperfeiçoamento de plantio e cultivo. Para além disso, O Selo de Origem é destinado à localidades que são tradicionais produtores do determinado produto, e que se empenharam em manter tal identidade, principalmente na região sul baiana onde há grande riqueza ambiental, preservação e respeito à mata, fauna e flora presentes no local de produção. E claro, a riqueza histórica e cultural acerca do crescimento das cidades em torno do cacau e do chocolate.
Chocolat Festival 2019
Além desta grande conquista, culminou que nesta mesma semana é realizado um grande evento característico regional e que costuma atrair os olhares à nossa localidade, o Chocolat Festival Bahia 2019, que acontece em Ilhéus dos dias 18 de Julho à 21 de Julho.
O evento é considerado o maior voltado ao chocolate de origem em todo o Brasil, trazendo consigo os produtores de cacau de origem regionais, bem como o produto desenvolvido a partir do cultivo, o chocolate de origem. Há grandes exposições para degustação, manifestações artísticas, aspectos culturais, de conhecimento e encontro dos amantes do cacau e chocolates do Sul da Bahia. Além claro, de fomentar o turismo regional envolta de um evento deste porte.
Tanto a feira, os stands e a exposição tem estrada gratuita. O Chocolat Festival acontece no Centro de Convenções de Ilhéus, localizado da Avenida Soares Lopes, das 15h às 22h, Vale a pena conferir um pouco dos produtos que fazem parte da nossa cultura e história.