Diabetes: Tipos, Causas, Tratamentos e Receitas

Entenda quais são os tipos de diabetes, formas de prevenção e dicas para diabéticos.

Adotar um estilo de vida saudável impacta em diversos aspectos, tanto físico quanto mentais, além de prevenir uma série de doenças como é o caso da Diabetes. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que mais de 16 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de diabetes e esses números só tendem a crescer, isso por que, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos.  Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países com maior número de diabéticos, o que chama atenção e urge uma mudança de hábitos da população.

O que é o Diabetes?

O diabetes é uma doença – mais especificamente uma síndrome – de origem múltipla, ou seja, que pode ser adquirida ou nascer com a pessoa. A falta ou incapacidade da atuação da insulina no corpo, ou seja, o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio da insulina em quantidade necessária para as necessidades do organismo, ou há justamente uma resistência ao hormônio, o que acarretará no aumento da glicose (açúcar) no sangue, e consequentemente a Diabetes.

A insulina é o hormônio responsável pela regulação dos níveis de glicemia, reduzindo os níveis de açúcar no sangue quando necessário. Então, se o organismo tem uma carência na produção de insulina, também terá complicações nas taxas de açúcar no sangue, e conforme as taxas vão aumentando, o grau de periculosidade e danos da doença ao corpo vão aumentando, e também, a gravidade desta patologia que apresenta alguns tipos e distinções dos quadros.

Quais são os tipos?

Pré- Diabetes é um termo usado para diagnosticar pacientes que tenham pré-disposição a desenvolver o diabetes, ou seja, a pessoa é saudável mais tem um maior potencial para desenvolver o diabetes do tipo 2, que é àquele adquirido ao longo da vida e dos maus hábitos.

O Diabetes do tipo 1 é conhecido pela deficiência do pâncreas em produzir insulina. Isso acontece porque há problemas no sistema imunológico do indivíduo, o que faz com que os anticorpos ataquem as células responsáveis pela produção da insulina no pâncreas. Em suma, o diabetes tipo 1 é conhecido por ser o “diabetes autoimune” como sugere sua descrição. Geralmente é congênito e a pessoa se torna dependente das aplicações de insulina ao longo da vida. A ocorrência deste tipo de diabetes é de 10%.

O Diabetes tipo 2 é aquele adquirido ao longo da vida, resultado da diminuição das taxas de produção de insulina no corpo, ou da má atuação desse hormônio, da resistência à insulina. Neste tipo, pode ocorrer o agravamento da doença se não houver mudanças verossímeis dos hábitos. Geralmente, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade, sendo este o tipo mais comum, com incidência de 90% dos pacientes que tem diabetes.

Já o diabetes gestacional, como sugere o nome, é àquele que surge no período de gestação da mulher, quando nesta fase aumenta-se a resistência do corpo à atuação da insulina e consequentemente, o aumento das taxas de glicose no sangue, porém este quadro pode persistir mesmo após o parto. Geralmente é provocado pelo aumento excessivo de peso durante a gravidez, mas costuma acometer apenas 4% das gestantes.

Prevenção e Causas

As metodologias de prevenção são as contrárias às causas, como é de se esperar. Então para prevenir-se as práticas de bons hábitos são essenciais. A alimentação deve ser equilibrada, dispensando comidas calóricas e gordurosas, e claro, as que têm muito teor de açúcar. Evite o sedentarismo, fazer exercícios físicos é bastante aconselhável, principalmente aos diabéticos e aos pré-dispostos. Uma rotina com exercícios físicos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Fumar gera complicações em qualquer indivíduo, no diabético então essa situação é ainda mais alarmante, pois a prática do fumo provoca estreitamento das artérias e veias. Realizar exames de rotina é essencial para sempre manter as taxas de colesterol e triglicérides de forma equilibrada. Evitar medicamentos à base de substâncias com cortisona, pois aumenta a glicose.

Sintomas e Tratamento

Para cada tipo de diabetes há sintomas mais específicos, porém há também os sintomas gerais que indicam que você tem ou está predisposto a ter diabetes, por isso é sempre recomendável a realização dos exames de rotina para uma melhor identificação. De forma geral, os sintomas característicos são fome e sede excessivas, vontade de urinar, emagrecimento, feridas que podem demorar à cicatrizar, visão embaçada, náusea e fadiga.

Antes de qualquer mudança de hábito é aconselhável procurar por um médico especialista e realizar os exames para detectar o tipo de diabetes e realizar um tratamento mais direcionado. Para o diagnóstico, os valores de referência ficam entre 70 a 99 miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL). Valores acima de 140 mg/dL já são bastante suspeitos de diabetes. Logo, o tratamento envolve a regularização das taxas de glicose no sangue com injeções diárias de insulina, medicamentos específicos como inibidores da alfaglicosidase, sulfonilureias e glinidas. E claro, mudança dos maus hábitos como alimentação desregulada e exagerada, fumar, bebida, sedentarismo e todos potencializadores da obesidade.

Dicas e Receitas para quem tem Diabetes

Sabemos que uma das principais problemáticas dos diabéticos diz respeito à alimentação que fica bastante restrita, por isso, indicamos duas receitinhas saborosas que são destinadas à esse grupo.

Quibe de vegetais assado

O consumo de vegetais é muito importante para quem vive com diabetes, um dos melhores alimentos presentes nessa receitinha é o brócolis. Segundo nutricionista ele possui um mineral chamado cromo, que é capaz de melhorar a eficácia da insulina em até 100 vezes. Então, se você está com vontade de comer um petisco delicioso e cheio de benefícios, esse quibe de vegetais é perfeito!

Ingredientes:
  • 200 g de trigo para quibe
  • 200 g de abobrinhas verdes
  • 200 g de cenouras
  • 200 g de brócolis
  • 200 g de palmito
  • 200 g de champignon
  • 3 colheres (sopa) de hortelã
  • 3 colheres de (sopa) de cebola
Modo de preparo:

Deixar o trigo de molho em água e sal por duas horas, escorrendo a seguir. Descasque as abobrinhas e corte, aproveitando também o miolo. Cortar em quadradinhos e refogar com alho e azeite rapidamente, em fogo alto. Acrescentar sal, deixando as abobrinhas “al dente” ou em sua consistência preferida, e reservar. Cozinhar as cenouras, também cortadas em quadradinhos, com sal e alho. Logo após ferver água e acrescentar os brócolis (não colocar sal, pois ele muda a cor dos legumes verdes). A seguir, ferver os palmitos em água e sal por, pelo menos, cinco minutos e cortá-los em pedaços pequenos. Cortar os champignons e misturar muito bem todos os ingredientes com o trigo para quibe, acrescentando a cebola e o hortelã. Reservar algumas folhinhas para decorar. Levar ao forno por alguns minutos para corar. Retirar e decorar a gosto.

Lasanha de Berinjela

Essa receita tradicional fica ainda melhor em sua versão saudável. A berinjela é um alimento rico em diversos nutrientes e muito importante para quem tem diabetes. Em pessoas que sofrem de diabetes tipo I, auxilia na produção de insulina e atua regulando os níveis de glicose no sangue, ajuda a prevenir consequências do diabetes como a catarata, aterosclerose e hipertensão arterial.

Ingredientes:

  • 1 kg de berinjela
  • 250 g de carne moída
  • 1 cebola média cortada em cubinhos
  • 500g de polpa de tomate (caseiro)
  • 1 copo água
  • Sal com moderação
  • 200 g queijo minas frescal cortado em cubinhos bem pequenos
  • 1 colher (sopa) queijo parmesão ralado.
Modo de preparo:

Descascar a berinjela, cortar em fatias regulares e cozinhar em água com sal por aproximadamente 4 minutos. Refogar a carne moída com cebola, acrescentar a polpa de tomate e a água. Deixar no fogo até apurar. Colocar sal a gosto e montar a lasanha em forma média. Colocar um pouco de molho e arrumar camadas de berinjela intercaladas com queijo minas frescal, regando sempre com molho. Polvilhar queijo ralado e levar ao forno quente por aproximadamente 5 minutos. Servir imediatamente.

Esperamos que com essas informações e dicas, te incentive a adquirir práticas mais saudáveis e um estilo de vida voltado ao bem estar.

Fonte: MinhaVida/ FioCruz

Comentários
Carregando...