Mecanização Agrária: A tecnologia aplicada ao campo

Boa parte dos alimentos que compõem a nossa mesa vem da origem e plantação do campo. Com o aprimoramento tecnológico, muitos foram os segmentos favorecidos pela acessibilidade e praticidade possibilitados pelos aparatos modernos. Com o crescimento populacional progredindo cada vez mais nos países emergentes como o Brasil, as demandas para atender essas populações, consequentemente, também foram aumentando. Com isso, formas mais primitivas de lidar com a produção foram sendo substituídas por máquinas que agilizam toda essa produtividade. A este processo, se dá o nome de mecanização agrária, ou mecanização do campo.

Os Aparatos e seus Benefícios

“Na agricultura moderna, o trator é o grande símbolo de tecnologia aplicada. Faz-se, inclusive, a distinção de regiões mais mecanizadas de menos mecanizadas pela contagem do número de tratores existentes e pela avaliação da qualidade que apresentam.” – Antonio Gasparetto Junior

A revolução industrial em meados do século XVIII trouxe grandes indústrias para centros urbanos. A criação de máquinas que substituíssem o trabalho manual, além de aumentar a produtividade em larga escala, dispensava a mão de obra e a contratação de várias pessoas para um único serviço. Mais tarde, essas inovações também foram aplicadas ao campo. Hoje em dia, as máquinas mais usadas no campo são os tratores, colheitadeiras, semeadeiras e de irrigação – máquinas estas que ajudam muito àquelas regiões que sofrem com estiagem, o que tornam o processo de plantação e colheita menos dependente de fatores climáticos.

Mão de Obra

Há também àqueles que são contra essa onda de mecanizações, pois ocupam espaços antes destinados a vagas de emprego. Logo, estas pessoas acreditam que a mecanização contribui para o aumento do desemprego. É verdade que a adaptação às inovações modernas facilitam os processos de produção e também, que tendem a substituir alguns lugares antes ocupados por mão de obra, porém, há serviços que só pessoas podem desenvolver como a percepção de fungos na lavoura, a separação de alimentos considerados bons e ruins, entre outros.

O Mercado

A popularização deste comércio de mecanização no campo foi tamanha que hoje é um mercado milionário em todo o mundo, pois se tornou uma necessidade na vida humana. No ano de 2000, a produção de alimento não seria necessária para o crescimento populacional, o que resultaria em fome e miséria. Graças as melhorias possibilitadas pela tecnologia no campo, hoje, a produção de alimentos consegue acompanhar o ritmo acelerado de crescimento da população mundial. Logo, percebe-se o quanto as inovações só tendem a contribuir para a evolução humana.

Comentários
Carregando...