O Jovem no mercado de trabalho: Desafios e Perspectivas

As dificuldades iniciais enfrentadas por jovens para ingressar no mercado de trabalho.

Este é um assunto que tem se tornado cada vez mais pertinente à discussões, principalmente no cenário atual do Brasil. Os empregadores estão cada vez mais exigentes, na medida em que os níveis de contratação tem diminuído, e o graus de capacitação, aumentado. Neste dia 24 de Abril, dia Internacional do Jovem trabalhador, discutiremos um pouco mais sobre esses desafios e perspectivas no cenário atual nacional.

Ingresso no ensino Superior

Nos últimos dez anos, o percentual de jovens ingressando no nível superior dobrou. Segundo o IBGE, estimasse que o aumento seja de 7% para 20% nos dias mais atuais. Em contrapartida, o número de jovens que tem abandonado a universidade no meio da formação tem aumentado, por questões como falta de recursos para permanência, oportunidades de trabalho na área e/ou região. Não obstante,  os jovens tem buscado ingressar no mercado de trabalho mais cedo, por necessidade, e muitos são os cursos integrais nas universidades.

Experiência e Capacitação

Eis uma das principais polêmicas quando o assunto se trata de primeiro emprego. Poucos são os empregadores que depositam credibilidade ao recém formado por não ter experiência na área. E muitas são as oportunidades perdidas por esses empregadores de dar oportunidade à um jovem criativo, com novas ideias a serem aplicadas, por mero preconceito. É verdade que para algumas instituições de ensino existem níveis maiores e menores de dificuldade para ingresso, permanência, matérias, agregando a estas, uma maior confiança por parte de empregadores na hora de analisar um currículo por serem mais requisitadas e seletivas.

Em contrapartida, quando o jovem decide investir em capacitações e especializações, – acompanhando essa demanda de exigências cada vez mais seletas no mercado de trabalho – ele se destaca perante os demais concorrentes. Isto se deve ao fato de que, por infelizmente dispormos de uma educação precária no país, o fato de alguns jovens procurarem por iniciativa própria se especializar e agregar conhecimento à sua área tem chamado cada vez mais atenção das empresas, em alguns casos, mais que a experiência prática, pois demonstra a pro atividade e capacitação perante uma área específica.

Perspectivas, Possibilidades e Qualificação

É de suma veracidade que muitas são as instituições que sejam elas a nível médio ou superior que não investem em preparação profissional, ou sequer norteiam o estudante na realidade de emprego do país. Sejam estas capacitações e orientações em formas de palestras, convidados, mini cursos e seminários. Muitas são as metodologias de orientação nesse sentido, basta que professores se atentem a isto, bem como as autoridades responsáveis no emprego de políticas públicas de qualificação.

O mercado de trabalho, só é competitivo para os profissionais qualificados – Henrique Matenco

Qualificação vem de quem se qualificou, dotado de atributos, fazendo referência à qualidade de um indivíduo. Em suma, qualificado não é somente aquele que se capacita profissionalmente ou detém experiência, lembre-se de fazer o diferencial, pois profissionais para atuar existem vários iguais, mas com a sua qualidade, só você. Utilize do seu potencial e seja este o seu diferencial, revolucionário. Inovação é a palavra chave e o mercado precisa de pessoas que novas ideias. Seja você um jovem – recém-formado ou não – faça o seu diferencial, e se não encontrar pessoas que o reconheçam, seja você seu próprio empregador, empreenda.

Comentários
Carregando...