Tire dúvidas sobre Wi-Fi: celular pode ser hackeado? Como ter privacidade?

Será que a sua conexão Wi-Fi está com uma senha adequada? Se alguém puder entrar na mesma rede local que você — como acontece quando duas pessoas estão no mesmo Wi-Fi —, a rede pode sofrer interferências e seus acessos podem ser desviados ou espionados.

Você deve configurar seu roteador Wi-Fi com uma senha forte e escolher o método de autenticação “WPA2” (ou WPA2 com AES, caso essa configuração esteja especificada). Você não deve manter a senha que vem de fábrica e não deve utilizar nenhuma senha fácil de adivinhar.

Esse ajuste é realizado no seu roteador ou modem de internet (se ele tiver um Wi-Fi integrado). Infelizmente, os aparelhos são muito diferentes e não é possível fornecer instruções exatas para todos. Se o equipamento foi fornecido pelo seu provedor de internet, o suporte técnico pode auxiliar você. O manual também pode ter orientações.

Não devem ser usadas as opções de WEP, WPA, “Mixed” e “TKIP”. Deixar a conexão Wi-Fi sem senha, com uma senha padrão de fábrica ou com um desses mecanismos de segurança pode permitir que pessoas entrem na sua rede ou interfiram com sua conexão.

Celular pode ser hackeado pelo Wi-Fi?

Na maioria dos casos, não vale a pena realizar uma perícia no celular para verificar se ele foi hackeado, pois é um trabalho extremamente técnico e detalhado, o que significa que também é muito caro. Em caso de suspeitas, é mais fácil acessar as configurações do telefone e realizar uma restauração de fábrica, que elimina todos os aplicativos instalados e deixa o celular como novo, removendo praticamente qualquer software ou configuração indesejada.

Dito isto, é muito improvável que seu celular tenha sido hackeado através de Wi-Fi, por três razões:

  1. É difícil hackear um aparelho pelo Wi-Fi. É possível na teoria e em laboratório, mas em ataques concretos, no mundo real, é uma ocorrência muito rara;
  2. Hackear é ilegal. Se a empresa realmente estiver usando o Wi-Fi para hackear os aparelhos de funcionários, ela está cometendo um crime.
  3. A empresa não precisa hackear seu telefone. Ela pode ter ideia do que você estava fazendo na rede do trabalho apenas com dados da própria rede (veja os detalhes na pergunta acima).

Não é produtivo cogitar a ideia de que seu celular ou notebook foi hackeado apenas por se conectar a um Wi-Fi. É possível, mas não é realista. É muito mais fácil alguém pegar o telefone e instalar um programa espião enquanto você estiver distraída, por exemplo.

Redes Wi-Fi podem sim tentar redirecionar sua navegação para que você instale um aplicativo malicioso ou visite uma página falsa. Para evitar isso, dê preferência aos aplicativos já instalados em seu telefone, pois eles ajudam a garantir a integridade da sua comunicação.

 Fonte: G1
Comentários
Carregando...