SEBRAE REALIZA OFICINAS GRATUITAS NA SEMANA DO MEI

Semana do Microempreendedor Individual começou no dia 14 e vai até o dia 19 de Maio

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) realizada pelo SEBRAE acontece em todo o Brasil a fim de trazer informações dos mais variados segmentos do empreendedorismo, mais especificamente do microempreendedorismo. O Aqui No Guia, compareceu até o SEBRAE em Itabuna, para participar da oficina Clínica Tecnológica: Como utilizar as Mídias Sociais no seu Negócio cujo palestrante Anderson Vessechia é Instrutor e Consultor do Sebrae e trouxe diversas abordagens acerca da temática.

O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO

Com o acelerado ritmo da globalização e disseminação das tecnologias, cada vez mais pessoas passaram a estar conectadas e perceber as vantagens da inserção no ambiente virtual. Dados de uma pesquisa divulgada em 2016, aponta que pelo menos 110 milhões de pessoas no mundo estão conectados à internet, e aponta também que desses 110 milhões,  96 milhões tem alguma rede social.

A FUNCIONALIDADE DAS MÍDIAS SOCIAIS

Percebendo o quanto essas redes agregavam cada vez mais pessoas, e consequentemente, os interesses e necessidades dessas pessoas – que deixaram de ser estritamente voltados ao entretenimento – muitos foram os empreendedores que passaram a investir nessas mídias e a partir daí, consolidou-se o comércio virtual e o investimento nesse tipo de marketing nas redes.

E-commerce

Foi partindo do entendimento que o retorno do investimento dos negócios nas mídias gerava um lucro cada vez maior, que o e-commerce foi se consolidando como uma necessidade de inovação para algumas empresas que acompanham essa evolução tecnológica. O e-commerce nada mais é que a venda de produtos em uma loja virtual, com as mesmas formas de pagamento que uma loja física.  A diferença é um tanto obvia, pois o cliente não poderá ter um contato físico com o produto – a não ser que essa mesma loja virtual, tenha também sua loja física –  apesar do site de e-commerce poder disponibilizar todas informações necessárias sobre o produto. Em contrapartida, o em-commerce possibilita uma maior comodidade àquele cliente que pode comprar a qualquer hora do dia sem precisar sair de casa.

A internet 3.0

Uma das metodologias mais populares para atrair determinado público alvo que esteja conectado às redes sociais, é a internet 3.0. Por exemplo, sabe quando você busca um sofá no Google e depois de um tempo você vai logar no seu facebook e aparecem anúncios semelhantes à sua busca? Essa é a internet 3.0. Ela coleta informações de interesses e da personalidade de determinada pessoa que esta conectada, por meio de suas buscas, e assim traça o seu perfil e faz com que os anúncios que apareçam para você sejam pautados nesses interesses.

SEO

Ainda falando sobre buscas, outra metodologia do Google é o chamado “SEO” que é o posicionamento do seu site e/ou da sua empresa no ranking de buscas. Ou seja, quando alguém pesquisar por determinada palavra chave no Google, – e que esta esteja relacionada à sua prestação de serviços, ou de produtos – o seu site seja o primeiro a aparecer nos destaques, o que consequente, faz com que chame mais atenção e obtenha mais acessos. Mas para alcançar estas proezas é necessário bastante pesquisa e entendimento da relevância das redes e qual o retorno que você quer alcançar com esse investimento.

COMO SE DESTACAR

 

Como todo e qualquer aconselhamento, principalmente partindo das orientações do SEBRAE, um bom planejamento sempre será a melhor opção para se prevenir de desventuras. Um planejamento requer uma pesquisa da sua atuação no segmento do seu negocio e o melhor tipo de investimento para alavancar esse comércio. A inovação tem se tornado o diferencial para se destacar. Ou seja, o seu produto por mais que seja diferente já haverá algum outro semelhante, se não igual, no mercado. Faça a diferença, busque informações que enalteçam as singularidade do seu produto, que chamem a atenção em relação aos demais. Uma dica é o apelo às questões sociais que tem ganhado um publico mais diferenciado e fiel.

As relações públicas também são uma grande aliada, e que são fortalecidas pelo uso das mídias sociais, pois o estreitamento das relações é possibilitado, o que te faz falar diretamente para o seu publico alvo, ganhando-o com a ideia de intimidade. É de suma importância definir seu publico alvo no meio virtual, pois aí que você saberá qual rede social atende melhor a esse publico, onde ele está mais presente e qual o tipo de discurso que irá empregar na sua campanha.

Caso ainda te reste dúvidas acerca da temática, entre em contato conosco, O Aqui No Guia irá traçar o melhor planejamento para investimento nas redes sociais, e-commerce, criação de sites e todo o marketing necessário para você destacar a sua empresa também no ambiente virtual.

Ou também, com o SEBRAE mais próximo da sua cidade, lá eles te aconselharão com todo e qualquer tipo de planejamento para que seu negócio possa progredir seja ele no meio virtual, físico ou caso queira uma maior efetividade, em ambos.

 

 

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